Política

Lideranças elencam prioridades para região Sul

Foto: Gabriel Bosa/Clicatribuna

Foto: Gabriel Bosa/Clicatribuna

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) no Centro de Evento Oásis, em Criciúma, mais uma edição do Fórum Parlamentar Catarinense. Lideranças políticas de todo o Estado estiveram reunidas para elencar as principais medidas para as regiões da Amrec, Amurel e Amesc. As diretrizes definidas na reunião de hoje serão encaminhadas para o Congresso Nacional, Senado ou diretamente aos Ministérios do Governo Federal.

“Queremos receber todas as reivindicações, mas o principal objetivo do Fórum foi fazer esta movimentação nas lideranças da região”, comenta o deputado federal, Marco Tebaldi, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense.

Para o governador em exercício, Joares Ponticelli, o encontro serviu para compensar o atraso da região Sul em relação a outras partes do Estado. “Nós últimos dez anos R$ 32 bilhões foram deixados de ser investidos no movimento econômico na região, é o dobro de todo o orçamento do Estado”, pontua. Segundo o governador, a falta deste investimento está diretamente relacionada com as paralisações nas obras de duplicação da BR-101.

Melhorias para Criciúma

Conforme o site Clicatribuna, as principais reivindicações do prefeito Márcio Búrigo para o município de Criciúma foram quanto ao apoio para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), a quarta etapa do contorno do anel viário, uma rodovia Leste-Oeste e a retirada dos trilhos da região central .

Ele pediu a avaliação para a criação de uma região metropolitana em Criciúma. “Não há como governar o município pensando só nele. Toda a região envolve quase um milhão de habitantes, há problemas em cidades vizinhas que são os mesmos daqui”, explica.