Geral

Lideranças de São Ludgero conhecem sistemas de secagem para dejetos de aves no ES

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Associação de Produtores de Ovos de São Ludgero, Dirlânio Lembeck, o Secretário Municipal de Agricultura, Valcemir Villani, e o produtor Renato Schlickmann tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas de produção e de secagem e compostagem para dejetos de aves utilizados pelos produtores do município de Santa Maria do Jetibá, no Espírito Santo. A comitiva esteve na cidade no dia 7 de maio e foi recebida pelo prefeito da cidade, Eduardo Stuhr, e pelo Secretário Municipal de Agropecuária, Manfredo Krüger.

Dirlânio, Valcemir e Renato conhecerem o sistema de secagem de dejetos de três propriedades rurais, inclusive, o da propriedade que mais produz ovos da cidade, com cerca de 4,5 milhões de aves. Santa Maria do Jetibá, atualmente, possui 6.800 propriedades rurais e 62% da movimentação econômica vem da agricultura. Ao todo são 140 produtores de ovos que juntos ultrapassam 12 milhões de aves produzindo e detém o título de segunda maior produtora de ovos do Brasil. A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e a empresa ICM Brasil, também, foram visitadas pela comitiva. Na ICM Brasil que fabrica equipamentos e faz a instalação de sistemas de secagem e compostagem de dejetos, obtiveram informações importantes sobre qual o melhor sistema que pode ser implantado pelos produtores de São Ludgero. Já na Coopeavi conheceram o forte sistema cooperativo em funcionamento. O presidente da Associação de Produtores de Ovos de São Ludgero, Dirlânio Lembeck, ao fazer uma avaliação da viagem diz que em relação a produção os produtores de São Ludgero estão bem amparados, inclusive, em relação as tecnologias utilizadas. "Já em relação a questão envolvendo o esterco ainda existe um bom caminho a ser percorrido. Os produtores de Santa Maria do Jetibá já estão bem mais avançados”, relata. Ele completa lembrando que é preciso levar em consideração o significativo investimento para a instalação de um sistema de secagem e compostagem em uma propriedade.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Valcemir Villani, o objetivo da viagem foi atingido. “Tivemos a oportunidade conhecer de perto os sistemas de secagem e compostagem de dejetos em funcionamento e os produtores tiraram dúvidas e obtiveram novos conhecimentos”, ressalta.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber