Liderança & Negócios

Liderança & Negócios Boas Vindas

É com satisfação que aceitamos o convite para sermos colunistas do Portal SUL IN FOCO, onde escreveremos semanalmente sobre Liderança e Negócios. Parabenizamos os diretores pela atitude inovadora e damos as boas vindas aos leitores na expectativa que apreciem o conteúdo e, é claro, aumentem sua performance profissional e empresarial. Ao inaugurar a coluna “Liderança e Negócios” convidamos você para uma reflexão: Afinal, qual o fator chave para o sucesso nos negócios?

Clareza nos Negócios
Nossa experiência em Coaching de Negócios e Lideranças em milhares de empresas nos mais de 75 países que atuamos tem revelado que a “clareza do negócio” é a chave para o crescimento das melhores empresas. Numa era caracterizada por mudanças rápidas e disruptivas, seja no ambiente macro (econômico, tecnológico, político e social) ou setorial (clientes, fornecedores e concorrentes), é essa clareza de visão que fornece os subsídios para a análise e tomada de decisões inteligentes visando melhores resultados.

Especialização
A “proposta de valor” é a primeira dimensão do negócio. Ter a clareza do que a empresa realmente gera de benefício aos clientes e agilidade em entregar isso ao mercado é o ponto de partida para o sucesso nesse novo ambiente super competitivo. Neste sentido, perguntas poderosas são chaves para a inovação: Qual benefício e valor entregamos aos clientes? Quais necessidades estamos satisfazendo? Que melhorias vamos implantar agora para tornar nossos produtos e serviços mais atrativos, diferenciados e exclusivos?

Diferenciação
O “lucro é o certificado de qualidade da empresa”, já diziam os especialistas. Assim, a segunda dimensão do negócio que exige clareza é justamente potencializar as “margens” e gerar mais lucratividade no negócio. Responder essas questões são a segunda tarefa: O que e como podemos vender mais para os nossos clientes? Como podemos aumentar a conversão das vendas? Com quais as atividades e recursos chaves podemos reduzir os custos do negócio? O que vamos fazer imediatamente para colocar isso em prática?

Segmentação
Conseguir ver a empresa “com os olhos dos clientes” é a terceira dimensão de clareza do negócio. Isso inclui conhecer as necessidades dos clientes. Logo, a terceira tarefa é fazer o que “atrai e fideliza” cada vez mais clientes e também deixar de fazer os “afasta”: O que os clientes mais desejam? O que precisamos fazer mais ou começar a fazer para fidelizar nossos clientes? Quais novos produtos e serviços podem atrair mais clientes? Que mudanças vamos fazer de hoje em diante para superar as expectativas deles?

Concentração
Num mercado repleto de possibilidades mas recursos limitados, a última dimensão à ser clarificada é das “atividades e recursos-chave”. Afinal, é decisivo identificar as pessoas, recursos e processos que impactam no aumento de performance dos negócios. As perguntas dessa quarta etapa são: Quais atividades-chaves devem ser potencializadas? Quais pessoas e competências precisamos para executá-las? Os recursos-chaves estão concentrados nelas? Quais indicadores vamos monitorar todos os dias para assegurar o alcance dos objetivos?

É através de perguntas poderosas como essas que o Coaching gera soluções de Alta Performance e por isso tem conquistado a unanimidade no mundo corporativo como a metodologia mais rápida, prática e efetiva para gerar resultados extraordinários no alcance de objetivos desafiadores. E ao longo dos artigos abordaremos questões chaves para potencializar Negócios e Lideranças. Abraços a todos e sejam bem vindos ao mundo do Business e Executive Coaching!