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Licença ambiental ainda é aguardada para pavimentação da Interpraias

O pedido foi realizado há mais de um mês. Documentos ainda são avaliados

O ritmo dos trabalhos de pavimentação da SC-100, parte integrante da rodovia Interpraias, continua lento. E o andamento caiu consideravelmente no mês passado.

A liberação da licença ambiental de uma jazida de areia em Jaguaruna ainda é esperada. O documento foi pedido há mais de um mês. Apenas com esta jazida será possível continuar a terraplanagem em aproximadamente 14 quilômetros da via – a extensão total é de 15,540 quilômetros.

O documento será expedido pela Fatma. Segundo o gerente de desenvolvimento ambiental da coordenadoria do órgão em Tubarão, Rui Bonelli Bittencourt, o atraso ocorreu porque há apenas um engenheiro para avaliar todos os pedidos.
Além da licença ambiental, ainda falta resolver algumas desapropriações. Todos os processos estão em andamento sem data para terminar.

Até agora, a empresa Setep, de Cricicúma, realizou apenas as obras de drenagem e a colocação de bueiros. Como em alguns pontos a estrada passará por áreas urbanas, foi feita também a drenagem pluvial.

Os trabalhos mais acelerados são na saída da balsa, em Laguna. Neste trecho, o processo de pavimentação iniciou na semana passada, em um quilômetro. Também está praticamente pronto o aterro na lagoa do Noca, iniciado em março.

Segundo o edital de licitação, a obra tem um prazo de 18 meses para ser entregue: até fevereiro do próximo ano.

A SC-100

•Outras frentes de trabalho – Lagoa do Noca

Enquanto não sai a licença ambiental para a liberação da jazida em Jaguaruna, a Setep, que assina a execução da pavimentação da SC-100, no trecho de Laguna, outras frentes de trabalho estão mobilizadas na região da Lagoa do Noca. Neste trecho, boa parte da estrada foi levantada com pedras (ficará mais de um metro acima da faixa d’água). A rede de interligação entre as duas faixas d’água, que garante a oxigenação de todo o manancial, está pronta desde março. 

• As desapropriações

Os moradores próximos da rodovia ainda esperam pelo pagamento da desapropriação de alguns pequenos trechos. Estes espaços são necessários para a construção das calçadas e o alargamento da estrada em alguns pontos. A situação arrasta-se desde março. Cada ação é analisada individualmente, o que torna o processo ainda mais lento. 

• As obras

A ordem de serviço para a pavimentação da SC-100 foi assinada no dia 19 de dezembro de 2010. Mas, como não haviam as licenças ambientais, a obra começou somente em maio de 2011. A parte em asfalto compreende o trecho de 15,540 quilômetros entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna, com orçamento de R$ 20.929.047,40. Já o acesso ao Farol de Santa Marta receberá paralelepípedos nos 2,280 quilômetros, com investimento de R$ 2.770.115,66.

Notisul