Moradores e turistas de Laguna/SC estão aprendendo mais sobre espécies aquáticas marinhas da região com 58 placas educativas colocadas no fim de dezembro de 2014, na Praia do Mar Grosso.
O projeto foi realizado por um programa de extensão do curso de Engenharia de Pesca do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e instalado na orla com patrocínio da empresa Librelato S.A. Implementos Rodoviários.
A ação cultural é inédita no Brasil. A iniciativa traz dados com nome comum, científico, hábitos e vida de 29 espécies de peixes e 29 de moluscos, crustáceos, mamíferos e plantas. A cada cem metros tem uma placa, nos dois sentidos do calçadão da orla, que tem 2,8 quilômetros.
"O trabalho reuniu quatro alunos, que realizaram um levantamento bibliográfico e entrevistas com pescadores. Selecionamos 58 espécies levando em conta questões ambientais, culturais e econômicas da região", destaca o coordenador do programa de extensão "Conhecendo as espécies aquáticas marinhas da Região Sul de Santa Catarina", Giovanni Lemos de Mello.
As placas e o projeto foram idealizados pelo diretor de Extensão da Udesc Laguna, Anselmo Moraes. "Eu vi uma placa com informações de vários peixes em uma praia da Austrália e ampliamos a ideia em Laguna. A iniciativa também divulgará o curso de Engenharia de Pesca", ressalta.
Para a Librelato, participar de ações que envolvem as comunidades que cercam as fábricas são essenciais. “Nós fazemos questão de ter compromisso com a sociedade onde estamos inseridos. Este projeto abrange muitas pessoas e turistas, temos orgulho de fazer parte desta parceria”, pontua o Presidente do Conselho de Administração, Aloir Librelato.
Colaboração: Fabrine Jeremias/Imprensa Librelato S.A.
[soliloquy id=”106952″]