Falar de liberdade hoje no Brasil é enaltecer uma luta que vem sendo travada cotidianamente pelo cidadão para garantir seus direitos resguardados pela Constituição Brasileira, mas ameaçados pela tirania de burocratas detentores do poder que ameaçam sufocar a voz do povo.
A liberdade é direito fundamental de todo cidadão, pois é por meio dela que se desenvolve a capacidade de agir, pensar e expressar-se, buscando sua autodeterminação e realização pessoal. A Constituição Brasileira de 1988 assegura a todo cidadão a liberdade nos mais diversos aspectos: liberdade de expressão, liberdade de pensamento, liberdade de associação, liberdade de crença religiosa, dentre outros direitos fundamentais.
Tenho vivas na memória (e quem não as têm?) as histórias contadas pelos professores sobre o herói Tiradentes que desempenhou um papel crucial na luta pela liberdade no Brasil colônia. Ele simbolizou a resistência contra a opressão colonial e a busca pela independência. Sua coragem e idealismo inspiraram outros a questionar o domínio português e a lutar por um Brasil livre. Foi executado, mas deixou um grande legado: a importância de resistir à opressão e lutar pelos direitos e liberdades de um povo. Alguma semelhança com a situação que estamos vivendo?
Exatamente no dia que relembramos a morte desse herói, o povo deu uma grande demonstração de que a semente plantada frutificou e que a tendência é reproduzir cada vez mais, pois um povo sem liberdade é um povo sem vida. Os milhares de pessoas que foram às ruas nos trouxeram a esperança de que o Brasil tem jeito, apesar dos desmandos que vêm manchando a imagem do país perante o mundo. Hoje nada mais fica escondido. Não estamos mais no tempo de Tiradentes… As redes sociais estão aí conectando as pessoas ao mundo, formando e informando, estabelecendo ligações, partilhando interesses, trocando experiências e conhecimentos. Cabe a cada um fazer sua parte.
Nosso país é maravilhoso…Dotado das mais variadas riquezas, despertando a cobiça do mundo inteiro. Tem tudo, mas faltam pessoas que saibam trabalhar tudo o que temos em benefício do povo. Temos uma minoria de poderosos, parasitas do Estado esbanjando privilégios às custas de uma população trabalhadora, mas condenada a pagar as mais altas taxas tributárias do mundo e viver sem as condições básicas necessárias a todo ser humano: saúde, educação, segurança, e agora, sem liberdade de expressão.
É preciso que lutemos para que tenhamos nossos direitos respeitados e que se cumpram as leis. Essa é uma busca incansável para a manutenção de nossa liberdade, que deve estar acima de qualquer sigla partidária, pois a liberdade de expressão, por lei, é irrestrita, isonômica e não-arbitrária, ou seja, igual para todos, queiramos ou não, queiram ou não os desuses da toga.
Assim sendo, não se permita ser calado, pois quando do povo for tirado o direito à voz, está decretada sua falência como ser humano.