Política

Lei garantirá vantagens em promoções para clientes antigos

Lei garantirá vantagens em promoções para clientes antigos

Foto: Comunicação AL

As empresas de telefonia, televisão por assinatura, internet, planos de saúde, entre outros segmentos, serão obrigadas a estender aos clientes antigos os benefícios concedidos em promoções para a adesão de novos clientes. A medida consta o Projeto de Lei – PL 376/2015, de autoria do deputado licenciado Valmir Comin (PP), cujo veto foi derrubado, por 21 votos a 7.

O objetivo da proposta é possibilitar que os clientes preexistentes tenham o mesmo tratamento dos novos clientes. Isso porque é comum, principalmente entre as operadoras de TV por assinatura, o lançamento de promoções, com queda nos preços das mensalidades, visando à atração de novos consumidores. Muitas vezes, os clientes antigos pagam mais caro pelo mesmo pacote de canais oferecido a um novo cliente.

O líder do governo na Alesc, deputado Darci de Matos (PSD), afirmou, com base na justificativa do veto, que a proposta era inconstitucional, por invadir competência privativa da União de legislar sobre telecomunicações e por interferência estatal no domínio econômico, por ferir a livre iniciativa.

Porém, vários parlamentares se posicionaram favoráveis à derrubada do veto, em defesa do consumidor. “Se as empresas entenderem que a lei é inconstitucional, que entrem como uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – Adin, disse Kennedy Nunes (PSD)

Quando promulgada e transformada em lei, as empresas terão 60 dias para se adequarem à norma, que é válida para concessionárias de serviço telefônico, energia elétrica, água, gás e outros serviços essenciais; operadoras de TV por assinatura; provedores de internet; operadoras de planos de saúde; escolas privadas e operadoras de outros serviços prestados de forma contínua aos consumidores.

Outros quatro vetos foram apreciados na sessão desta quarta. A relação completa está disponível no Portal da Transparência da Assembleia.

Colaboração: Marcelo Espinoza / Comunicação AL

Notícias Relacionadas

Situação da Fundação Hospitalar Santa Otília é detalhada em sessão da Câmara de Orleans

Na ocasião, um Projeto de Lei, sete Projetos de Decretos Legislativos, um Requerimento e nove Indicações foram aprovados.

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Profissionais da Secretaria de Educação são homenageados pelos vereadores de Lauro Müller

Reconhecimento se deu em virtude da conquista do Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização, fruto do Projeto Criança Alfabetizada.

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.