Com a desistência do governo de Cuba ao programa social, os médicos deverão retornar para o país de origem.
Os nove médicos cubanos participantes do Programa Mais Médicos em Içara, foram homenageados pelo Poder Legislativo na sessão ordinária ocorrida na noite de terça-feira (20). Com a desistência do governo de Cuba ao programa social, os médicos deverão retornar para o país de origem.
O município está no programa desde 2013, e ainda conta no programa com mais cinco profissionais brasileiros. Os médicos cubanos atendiam na atenção básica, nas unidades de saúde de Vila Nova, Jussara, Boa Vista, Terceira Linha, Aurora, Raichaski e Elizabete. Vereador e médico Lauro Nogueira que na época era secretário municipal de saúde trouxe o programa para a cidade, fez uso da palavra representando o legislativo. “Esses médicos fizeram um trabalho fantástico no município, todos nós tivemos a confiança a cada momento e instante em que eles desenvolviam aqui o nosso trabalho de Estratégia da Família”, comentou Nogueira.
O parlamentar acrescentou que a cidade neste período obteve ganhos na saúde em receber esse programa. “Tenho muito orgulho de ter participado desse programa. Vamos ficar extremamente saudosos destes profissionais. O povo que nunca teve o costume de receber o olhar de carinho e reserva e nós não esqueceremos de vocês”.
O Prefeito Municipal Murialdo Canto Gastaldon defendeu a importância do Programa Mais Médicos. “Vocês aqui em Içara salvaram vidas, como prefeito da nossa cidade só tenho a agradecer por toda dedicação. Muito obrigado pelos içarenses que vocês ajudaram a salvar, levem as melhores recordações”, finalizou Gastaldon.
Colaboração: Comunicação Câmara Municipal de Içara