Nesta terça-feira (7), a Câmara Municipal de Treviso aprovou a criação do Conselho Municipal das Cidades e do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Urbano. Um dos objetivos do conselho é viabilizar o debate em torno das políticas urbanas – política habitacional, política de mobilidade urbana, política de saneamento ambiental etc.
Também foi aprovada uma emenda ao projeto de lei de criação do conselho, de autoria da vereadora Crisleide Cimolin (MDB), na qual o Instituto Alouatta fica definido como um dos representantes da sociedade civil no conselho, ao invés da Proast.
Crisleide explicou que a área de atuação do Instituto Alouatta é pertinente aos assuntos que serão tratados pelo conselho, como aspectos de preservação ambiental, ao contrário da Proast que é trabalha com assistência social.
“Além do mais, o Fundo de Desenvolvimento Urbano deverá ser gerido pelo próprio conselho, portanto é importante que os membro sejam organizações sem ligação partidária e que não tenham diretores nomeados pelo Executivo”, frisou a vereadora.
O vereador Rodrigo Nava (PSB) propôs ao Executivo, por meio de indicação, que seja viabilizada a colocação de base brita no terreno de posse da Prefeitura, ao lado da Unidade de Saúde Dilnei Sonego, para criação de um estacionamento de uso exclusivo das pacientes da unidade.
“Ainda que por enquanto seja apenas um estacionamento com base brita, já será de grande serventia para os usuários da unidade de atendimento”, ressaltou o vereador.
Colaboração: Rubia Ramos / Comunicação Thea Comunicação