A Câmara de Vereadores de Siderópolis, já em clima da 21ª Festa do Colono, realizou na noite dessa segunda-feira, dia 3, uma sessão solene em homenagem às famílias colonizadoras do município. A solenidade marcou os 124 anos de colonização de Siderópolis, celebrado oficialmente no último dia 18 de julho.
Na oportunidade, o historiador Nilso Dassi contou fatos da história de Siderópolis, enaltecendo a força e a garra dos primeiros imigrantes que aqui chegaram. Durante a sessão solene, também foram entregues títulos de reconhecimento aos representantes de cada uma das 22 comunidades do município, como forma de destacar a bravura das famílias colonizadoras que enfrentaram as dificuldades da época, tornando a história da cidade reconhecida pelo povo batalhador. Na solenidade, o historiador Nilso Dassi e o escritor Ronaldo David também foram congratulados pela dedicação aos estudos que tão bem retratam a história de Siderópolis.
Além das homenagens, a decoração da Câmara de Vereadores – com destaque para os objetos antigos, e a gastronomia típica italiana marcaram a realização da sessão especial.
Destaque para as primeiras famílias que chegaram ao município
Durante a sessão solene em homenagem às famílias colonizadoras de Siderópolis, ênfase para as 27 famílias que, de acordo com estudos do historiador Nilso Dassi, chegaram à Colônia no dia 18 de julho de 1891 e se instalaram próximo à Sede Central do Núcleo de Belluno, hoje área central do município de Siderópolis. As famílias, segundo dados do historiador, foram as seguintes: Bez, Bianchin, Bratti, Burigo, Cesa, Da Boit, Dal Farra, Damian, Dazzi (Dassi), De Bona, De Bettio, De Col, De Mattia, De Menech, De Nez, Feltrin, Mazzuco, Moro, Olivo, Panata, Pillon, Sacchet, Savaris, Savi, Scariot, Tramontin e Varmelatti.
Concurso Fotográfico e Vereador Mirim são projetos que também devem ser realizados nas próximas semanas
Realizada a sessão solene em homenagem às famílias colonizadoras de Siderópolis, os esforços voltam-se agora à realização de outros dois importantes projetos da Câmara de Siderópolis: um deles é o Concurso Fotográfico, que será oficialmente lançado nesta semana, durante a Festa do Colono de Siderópolis, e o outro é projeto Vereador Mirim, que também deve iniciar já nas próximas semanas. Segundo o presidente do Legislativo, Tiago Albônico, o grande objetivo da realização destes projetos é aproximar a comunidade dos trabalhos legislativos.
Colaboração: Vanessa Nórdio/Enfatizze Comunicação
[soliloquy id=”138974″]