Criciúma deu um grande e importante passo em prol da inclusão da comunidade de surdos. Foi aprovado pelo Legislativo, o Projeto do Executivo (PE 60/2022), instituído por lei, no âmbito do Município, no qual, a Escola Municipal de Educação Básica Polo de Surdos Professora Maria de Lourdes Carneiro (EMEBPS), vinculada à Secretaria Municipal de Educação, vai dispor da modalidade de educação bilíngue de surdos, a fim de fomentar a Educação Especializada.
Prefeita interina na época, Roseli De Lucca Pizzolo (PSDB), atualmente presidente da Câmara de Vereadores, instituiu a lei e por isso comemora o avanço. “Quando eu assumi dez dias como prefeita, o prefeito (Clésio Salvaro) perguntou qual o projeto que eu gostaria de fazer. Eu disse na hora, nem pensei muito, e respondi: instituir a Escola Polo de Surdos, colocando uma lei para que não seja mais um projeto de governo, mas que fique um projeto de estado. Que, independente do prefeito que esteja comandando a nossa cidade, que a escola sempre continue fazendo o trabalho maravilhoso que faz”, disse.
Com a presença de entidades, pais, alunos e professores, bem como a comunidade escolar, a aprovação foi aclamada com salva de palmas, incluindo na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto segue para sanção do prefeito Clésio Salvaro.