No final de semana, o animal foi visto na comunidade de Itapirubá, em Imbituba. Atingido por dardos tranquilizantes, ele foi resgatado pela Polícia Ambiental.
Um leão-baio foi capturado no início da tarde desta terça-feira em Laguna. O animal foi visto pulando um muro para dentro do patio do Praia Clube. No final de semana, a também conhecida como onça-parda, suçuarana ou puma concolor foi vista na comunidade de Itapirubá, em Imbituba.
Conforme o Notisul, a Polícia Militar Ambiental de Laguna foi informada e se deslocou até o local com armamento de dardos tranquilizantes. Ele foi capturado após ser atingido pelos dardos.
De acordo com o sargento da Polícia Ambiental, Robson Vieira, a Udesc cedeu espaço para deixar o animal repousando enquanto aguarda uma equipe de ambientalistas vindo de Maracajá.
“Essa equipe vai colocar um colar de monitoramento, verificar o sexo do animal, estado de saúde e assim que possível devolver a onça ao habitat natural”, disse o sargento.
O animal é um predador típico da região Sul do Brasil, mas cada vez mais raro, conforme o ICMBio. Ele aparece na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente e está também na chamada “lista vermelha” da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Há indícios de o animal ser proveniente da Serra do Tabuleiro, em Florianópolis.