Um ofício, com um abaixo assinado anexo, será encaminhado ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, solicitando para que seja revisto a ampliação, removendo o território de Lauro Müller da área do parque
Lideranças do município de Lauro Müller e pessoas interessadas ao assunto se reuniram na noite desta quinta-feira (16) para discutir a ampliação e criação do Parque Nacional da Serra Catarinense, hoje chamado de Parque Nacional de São Joaquim. Cerca de 100 pessoas compareceram ao encontro, realizado nas dependências do CTG Serra do Rio do Rastro.
Entre os presentes estava o prefeito Valdir Fontanella, o vice Pedro Barp Rodrigues, vereadores do município, os ex-prefeitos Fabrício Kusmin Alves e Nestor Sprícigo, além de outras lideranças e representantes da sociedade civil organizada.
Uma explanação sobre o assunto foi feita pelo extencionista da Epagri, Paulo César Freiberger, e pelo empresário do município, Claudio Lottin, que os impactos negativos que a ampliação do parque poderá gerar para o município de Lauro Müller.
“A área para plantio, criação de bovinos e suínos até a extração de argila, cascalho, carvão e o uso da água que abastece a cidade estariam comprometidos, reféns do plano de manejo do parque e da zona de amortecimento, que ainda tem o tamanho desconhecido”, ressaltou Freiberger.
Segundo Lottin, a legislação estabelece que para criação ou ampliação de uma unidade de conservação seja realizada uma audiência pública. “Nenhuma consulta pública foi realizada em Lauro Müller, vamos ser os principais prejudicados com isso, principalmente a economia do município. A mobilização da sociedade é fundamental para revertermos está situação”, registrou Lottin, enfatizando que Lauro Müller já conta com o Eco Museu Serra do Rio do Rastro, que protege cerca 6,2 mil hectares das encostas da serra.
“Não podemos deixar que exista essa possibilidade de outras pessoas virem explorar o que é nosso. Vamos nos unir a fim de que essa ampliação não afete nosso território. Para isso vamos nos mobilizar junto à lideranças estaduais e federais para que se unam a está causa”, destacou o prefeito Valdir Fontanella.
Um ofício, com um abaixo assinado anexo, será encaminhado ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, solicitando para que seja revisto a ampliação, removendo o território de Lauro Müller da área do parque e para que uma audiência pública seja realizada no município. A orientação da comissão é para que a população procure assinar estas folhas que circularão pela cidade nos próximos dias.
Entidades de Lauro Müller, como Lions Club, Rotary Club, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller – Coopermila e Sindicatos também estão mobilizados.