Geral

Lauromüllenses são conclamados para audiência pública da Assembleia Legislativa nesta quinta

Além de Lauro Müller, devem participar pessoas dos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Grão Pará e Orleans, que também são atingidos com a expansão do parque.

Foto: Divulgação

A população de Lauro Müller está sendo convidada para uma importante audiência pública na noite de quinta-feira (27), quando a Assembleia Legislativa de Santa Catariana – Alesc estará realizando no município uma discussão sobre os reflexos da inclusão de áreas territoriais do município de Lauro Müller e região na ampliação do Parque Nacional de São Joaquim.

A audiência vai acontecer a partir das 19 horas no Salão de Festas da Igreja Matriz de Lauro Müller, onde estarão reunidas além da comunidade em geral, lideranças municipais e estaduais. Além de Lauro Müller, devem participar pessoas dos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Grão Pará e Orleans, que também são atingidos com a expansão do parque.

O encontro fortalece o movimento promovido por lideranças do município para que áreas de terra do município de Lauro Müller, especificamente o Eco Museu Serra do Rio do Rastro, não sejam inclusas no Parque Nacional de São Joaquim. Em março deste ano mais de cinco mil assinaturas, de pessoas contrárias à inclusão de Lauro Müller no parque, foram entregues em um abaixo assinado ao ministro do Meio Ambiente, José Sarnei Filho.

O assunto é tratado na Medida Provisória 756/2016, que tramita no Senado Federal. Na análise das comissões, uma emenda que retira a referida área de terra do município de Lauro Müller já foi incluída no documento. A expectativa é de que esta MP entre em votação no plenário nos próximos dias.

Sobre o PNSJ

O Parque Nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação federal sob gestão do ICMBio. Localizado na região serrana de Santa Catarina, o Parque foi criado por meio do Decreto Federal nº 50.922, de 6 de julho de 1961, assinado pelo então presidente da República Jânio Quadros. A nova proposta, além dos limites altera também para Parque Nacional da Serra Catarinense, hoje chamado de Parque Nacional de São Joaquim.

Os prejuízos para o município

A ampliação do Parque Nacional de São Joaquim, segundo as lideranças que lideram o movimento, traria uma série de prejuízos para o município de Lauro Müller, que pode inclusive perder o domínio da Serra do Rio do Rastro para o ICMBio. O principal argumento é de que as áreas de terra do Eco Museu Serra do Rio do Rastro, que compreende 6,2 mil hectares, já estão protegidas pela lei municipal que cria o Eco Museu.

Na área econômica, a área para plantio, criação de bovinos e suínos até a extração de argila, cascalho, carvão e o uso da água que abastece a cidade estariam comprometidos, reféns do plano de manejo do parque e da zona de amortecimento, que ainda tem o tamanho desconhecido.

Além disso, as licenças ambientais, atualmente emitidas pela Fundação Ambiental Municipal – FAM, passariam a ser de responsabilidade do ICMbio.

Transporte gratuito saindo das comunidades para audiência

A fim de incentivar a participação popular, o Governo Municipal organizou junto a empresas do município e irá disponibilizar transporte coletivo gratuito para as pessoas interessadas em participarem da audiência. Os ônibus sairão das comunidades nos seguintes horários: O primeiro sairá às 18h30min da comunidade de Palermo, passando por Farroupilha, Mina Nova e Quilômetro Um. O segundo ônibus sairá as 18 h30min da comunidade de Quilômetro Doze, passando pelo Barreiro e Distrito de Guatá.

 

Colaboração: Setor de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Documento com mais de 5 mil assinaturas de Lauro Müller chega ao Congresso Nacional

Abaixo assinado contrário a expansão de Parque Nacional sobre deverá ser entregue agora diretamente ao Ministério do Meio Ambiente, pelo senador catarinense Dalírio Beber (PSDB).

População defende que território de Lauro Müller fique sob gestão do Ecomuseu

Risco de que área pertencente ao município de Lauro Müller fique dentro dos limites do Parque Nacional preocupa moradores e autoridades.

‘Pauladas, socos e chutes’: homem é sequestrado em Orleans e mantido em cativeiro por dupla armada

Segundo a PM, ocorrência teve início em Orleans, na quarta-feira (20), e o desfecho em Balneário Rincão, no dia seguinte

Crise no Tigre: Volante Meritão pede pra sair

Meritão está no Criciúma emprestado junto ao Pumas do México