São sete cidades convidadas para empreender a proposta turísticas, todos fazendo parte da Instância de Governança Encantos do Sul, entre eles Tubarão, Gravatal, São Martinho, Orleans, Urussanga e Nova Veneza.
O município de Lauro Müller vai integrar o projeto Rota “Encantos da Encosta”, que está sendo construído pelo SEBRAE. São sete cidades convidadas para empreender a proposta turísticas, todos fazendo parte da Instância de Governança Encantos do Sul, entre eles Tubarão, Gravatal, São Martinho, Orleans, Urussanga e Nova Veneza.
De acordo com os criadores, o projeto visa a integração dos municípios integrantes para oferecer cardápio completo e diversificado em atrativos e serviços turísticos. Num raio de aproximadamente 100 Km, a Rota “Encantos da Encosta” une as paisagens montanhosas da Serra do Rio do Rastro à terapia das águas termais, com direito a um passeio de Maria Fumaça até o litoral, integrando – se com a Rota da Baleia Franca, que também pertence a Encantos do Sul.
Segundo o programa, percorrer os sete destinos da Rota “Encantos da Encosta” é mergulhar numa experiência multicultural, repleta de atrações naturais, gastronomia típica e população acolhedora. O roteiro inclui desde as italianíssimas Nova Veneza, com sua gôndola e seu típico Carnevale, e Urussanga, com seus vinhos e Uvas Goethe, até as paisagens serranas bucólicas de Lauro Müller e a fartura da cultura germânica em São Martinho.
Para o Secretário de Turismo de Lauro Müller, Luciano Philippi, a oportunidade de integração pelo projeto é importante para a divulgação das atrações turísticas do município. “Com mais opções a oferecer, o turista se sente tentado a optar pela rota, dando para cada cidade a chance de mostrar seus potenciais. Temos a Serra do Rio do Rastro, as pousadas rurais, gastronomia e a Rota da Cerveja, por isso temos um leque enorme a ofertar para quem passar por aqui”, afirma.
Já o Prefeito em exercício, Pedro Barp Rodrigues, aponta que ao traçar o roteiro com a inclusão de Lauro Müller, os organizadores entenderam a potencialidade turística do município. “Temos a Serra do Rio do Rastro que é nosso cartão-postal e temos várias atrações que podemos oferecer para as pessoas que nos visitam. Estamos nos tornando uma opção turística que não se limita à natureza, mas, que se soma a ela”, diz.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller