Para comemorar, o Governo do Município organizou a celebração de missa com presença de padres nascidos na cidade com corte de bolo e apresentação musical
Lauro Müller completou nessa segunda-feira (20) 63 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar, o Governo do Município organizou a celebração de missa com presença de padres nascidos na cidade com corte de bolo e apresentação musical com a banda Santa Bárbara, patrimônio cultural lauromüllense.
A celebração de aniversário começou às 19h30min com missa na Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, com a presença do padre Deonor Vieira do Nascimento, acompanhado dos padres, nascidos em Lauro Müller, Geraldo Luiz Canever e Antônio Marcos Machado Madeira. O Prefeito em exercício, Pedro Barp Rodrigues com a Vice-Dama, Mirian Juliani Barp, secretariado e servidores públicos participaram da celebração religiosa. A participação do público foi grande, tanto para o evento eucarístico quanto para o corte do bolo.
Depois da missa, a comemoração dos 63 anos de Lauro Müller continuou no Salão de Festas da Matriz, onde os acompanhantes cantaram parabéns, ao som da banda Santa Bárbara. Para todos foi servido bolo.
Para o Prefeito em exercício, Lauro Müller passa por várias transformações, principalmente na infraestrutura, mas que mantém nas pessoas o legado mais importante. “É com muita alegria que estamos comemorando mais um aniversário de nosso município, que neste ano completa 63 anos de emancipação. É motivo de festa e de muito orgulho, pois fizemos parte de um município abençoado por Deus, com inúmeras riquezas naturais. Terra de um povo ordeiro e trabalhador”, diz Barp.
Divulgação/Prefeitura de Lauro MüllerA história do município
No início do século passado, Lauro Müller era conhecida como Bom Retiro, Arraial da Mina e Mina dos Ingleses. Em 25 de setembro de 1905 passou a chamar-se Lauro Müller em homenagem ao catarinense Dr. Lauro Severiano Müller, que foi quatro vezes governador do Estado de Santa Catarina, senador, deputado federal, embaixador, ministro da Indústria, Viação, Obras Públicas e das Relações Exteriores. O município foi instalado em 20 de janeiro 1957.
O município tem a economia baseada na agricultura, mineração, ao comércio de madeira e ao transporte rodoviário. Tem um subsolo muito rico em minérios, destacando-se o carvão mineral. Outro setor em expansão é o agroturismo, já que tem muitos recursos naturais como a vegetação, os animais silvestres, a Serra do Rio do Rastro, a beleza dos cânions da Serra Geral, as cachoeiras, as grutas, os rios, os vales, as montanhas e o clima das estações, inclusive a neve. Além disso, agora possui o Eco Museu Municipal Serra do Rio do Rastro, criado em maio deste ano, transformando 6,2 mil hectares das encostas da Serra Geral em bem de interesse público municipal.