Em busca de recursos e ações de incentivo à juventude lauromüllense, o Governo do Município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, credenciou Lauro Müller para participar do Programa “Estação Juventude”. Criado pela Secretaria Nacional de Juventude, o programa possui o objetivo de estabelecer parceria com os estados e municípios para a divulgação e o acesso dos jovens às políticas públicas de juventude.
De acordo com a psicóloga e assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Suzamara Vieira, responsável pela pesquisa e elaboração do projeto, as atividades do programa deverão atender a demanda de toda a juventude lauromüllense, tendo como foco a instauração de espaço de política pública direta para juventude.
“Este projeto concorreu com mais de mil projetos nacionais, e para nossa felicidade e satisfação, foi classificado dentre os poucos de Santa Catarina. Deveremos receber o convênio para o segundo semestre deste ano. O Programa terá seu núcleo no Centro, mas será levado também, para os distritos de Guatá e Barro Branco, podendo assim estar mais perto da juventude de outros pontos do município”, explica a psicóloga.
Com este Projeto serão desenvolvidas no município diversas atividades, entre elas:Capacitação dos profissionais junto à Secretaria Nacional da Juventude; Instauração do Conselho municipal da juventude; Parcerias com universidades ou escolas, para abrir campo de estágio para jovens; Desenvolvimento de oficinas de percursos de emancipação juvenil em cada micro região, para que os jovens reconheçam sua identidade, e sejam protagonistas de sua história, na construção de um projeto de vida; Propor capacitação aos jovens para disseminação de projetos em todo o município, desenvolvido pelos jovens sobre temas diversos: ambiente, saúde, cultura, trabalho, juventude, política, direitos entre outros; Intercambio entre grupos de cada região, favorecendo a dinâmica das relações entre o território, possibilitando espaço de troca de experiências, para fortalecer seu pertencimento ao programa; Seminário Municipal para discutir a política de Juventude, construção de carta com propostas para a juventude local na finalização do projeto; Além de todo este processo educativo, os jovens terão orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condições de construir suas trajetórias e buscar melhores formas para a própria formação.
Para o prefeito Fabrício Kusmin Alves, está foi mais uma ação positiva do Governo do Município. “É uma grande vitória para Lauro Müller, poder oferecer um trabalho de autonomia juvenil. Temos a certeza de que os projetos sociais incluem os jovens na sociedade, livrando-os de caminhos errados”, destacou o prefeito.
Colaboração:Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lauro Müller