Geral

Lauro Müller completa 61 anos de emancipação neste sábado

O município é conhecido por ter em seu território a estrada mais espetacular do mundo, a Serra do Rio do Rastro e ser o berço histórico do carvão nacional.

Foto: Rodrigo Luciano

Instalado em 20 de janeiro de 1957, Lauro Müller completa 61 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (20). O município, conhecido por ter em seu território a estrada mais espetacular do mundo, a Serra do Rio do Rastro, e o ser berço histórico do carvão nacional, se prepara para comemorar mais um aniversário.

A programação, anunciada pelo Governo do Município, inicia nessa sexta-feira (19), com a celebração de uma missa na Igreja Matriz do Imaculado Coração de Maria, às 19h30min. A celebração será presidida pelo lauromüllense, padre Maxssuél Mendonça. Durante a celebração, os 104 vereadores que escreveram seus nomes na história de Lauro Müller serão homenageados pelo Executivo Municipal.

Em seguida, no Salão de Festas, vai acontecer o corte do bolo comemorativo, que será servido a todos os presentes. E para marcar a noite, o Coral Show Criança Feliz de Criciúma, promete encantar o público em uma grande apresentação cultural.

No sábado, 20 de janeiro, a equipe administrativa do Governo do Município, fará a entrega de quatro obras. A primeira delas, será às 8h30min, quando será inaugurada a nova Sede da Secretaria Municipal de Saúde, ao lado do Hospital Henrique Lage.

Em seguida, às 9h30min, em Rio Capivaras Alto, serão entregues a ponte de concreto armado, construída junto a Defesa Civil, e o trecho de pavimentação asfáltica na comunidade, realizado por meio de convênio com Governo do Estado.

Às 11h, na localidade de Itanema, será entregue outra ponte de concreto armado, instalada na região central da comunidade e que irá beneficiar os moradores locais, propiciando mais segurança e conforto para quem trafegar no local.

“Tenho orgulho de fazer parte desta história. São 61 anos marcados por muitas lutas e conquistas. Fico feliz em comemorar mais um aniversário de emancipação, estando à frente do Poder Executivo deste município, pelo qual tenho imenso amor e carinho. Em nome de toda nossa equipe, convido nossa população para que compareça e prestigie a programação que irá marcar esta data tão especial, que merece ser comemorada por todos nós lauromüllenses”, registrou o prefeito Valdir Fontanella.

Mais sobre Lauro Müller

Foto: Samuel Madeira

A cidade de Lauro Müller, até o ano de 1905, recebeu vários nomes: Bom Retiro, Arraial da Mina e Mina dos Ingleses, esta última, comumente, chamada de Minas. Em 25 de setembro de 1905, passou a chamar-se Lauro Müller em homenagem ao catarinense Dr. Lauro Severiano Müller, que foi quatro vezes governador do Estado de Santa Catarina, senador, deputado federal, embaixador, ministro da Indústria, Viação, Obras Públicas e das Relações Exteriores. O município foi instalado em 20 de janeiro 1957.

Possui muitos recursos naturais como a vegetação, os animais silvestres, a Serra do Rio do Rastro, a beleza dos cânions da Serra Geral, as cachoeiras, as grutas, os rios, os vales, as montanhas e o clima das estações, inclusive a neve.

Destaca-se também por seus recursos culturais, históricos e técnico científicos como a religião, a música, a arquitetura antiga, as crenças, os sítios arqueológicos, a colonização baseada na história do carvão, dos tropeiros e dos imigrantes italianos, e a coluna Whitte, que é a primeira coluna estratigráfica da Bacia do Paraná, onde está a descrição de todos os corpos rochosos que formam a crosta da Terra. Além disso, agora possui o Eco Museu Municipal Serra do Rio do Rastro, criado em maio deste ano, transformando 6,2 mil hectares das encostas da Serra Geral em bem de interesse público municipal.

A produção de vinhos, cachaça, melado, açúcar mascavo, leite e seus derivados, a carne suína, artesanato, o pão colonial e tantas outras atividades do meio rural, tornam-se ricos atrativos para quem busca a paz, o sossego do interior e a harmonia com a natureza.

Sua economia está ligada à agricultura, à mineração, à indústria cerâmica, ao comércio de madeira e ao transporte rodoviário. Tem um subsolo muito rico em minérios, destacando-se o carvão mineral.

Informações Gerais

Festas – Festa da Padroeira, em agosto; Festa de Santa Bárbara (padroeira dos mineiros), no mês de dezembro e a Festa de Nosso Senhor do Bom Fim, em Guatá, na virada do ano.

População – 14.483 habitantes

Colonização – Italiana

Localização – Sul do Estado

Área – 266,7 Km²

Clima – Temperado quente, com temperatura máxima de 37ºC e mínima de -2ºC.

Altitude – 220m acima do nível do mar.

 

Colaboração: Assessoria de Comunicação – Governo do Município de Lauro Müller

 

 

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Grupo RB recepciona clientes durante evento em comemoração ao 5º aniversário

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Secretaria da Educação disponibiliza acesso à ferramenta de atividades não presenciais para alunos e professores

As contas educacionais já foram geradas e organizadas para o acesso de forma rápida.