No Entanto, a história da cidade começou em 1827, em função da exploração do carvão mineral
Localizado no Sul de Santa Catarina, Lauro Müller completa nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, 66 anos de emancipação político-administrativa. No entanto, a história da cidade começou em 1827, em função da exploração do carvão mineral, quando os tropeiros
que passavam pela Serra do Rio do Rastro descobriram que as pedras pretas com que acendiam as fogueiras eram incandescentes.
Com a descoberta dos tropeiros, Lauro Müller foi visto por empresários, em âmbito nacional, como um local de investimento, até que ficou conhecida como a Capital Nacional do Carvão Mineral. Tanto que, antes de levar o nome atual, a cidade já se chamou de Arraial da Mina e Mina dos Ingleses, além de Bom Retiro.
Nome Atual
Conforme Júlio César Cardoso, historiador do Instituto Histórico e Geográfi co das Terras do Conde e Instituto Histórico e Geográfi co de Santa Catarina (IHGSC), foi apenas em 25 de setembro de 1905, que a cidade passou a se chamar Lauro Müller. Isso, para homenagear o catarinense Doutor Lauro Severiano Müller, que foi governador, senador e deputado federal do Estado, embaixador, ministro da Indústria, Viação, Obras Públicas e das Relações Exteriores. Lauro Müller pertencia a Orleans. No dia 25 de outubro de 1956 foi aprovada em segunda votação, a Resolução nº 89 da emancipação do Distrito de Lauro Müller. E, em dezembro de 1956, Paulo Konder Bornhausen, presidente da Assembleia Legislativa, promulgou a lei nº 273 que criou o município.
Com informações do TNSul