O Governo do Município de Lauro Müller desde os primeiros dias do mês de janeiro tem trabalhado intensamente a fim de obter o licenciamento das jazidas para extração de cascalho e areão que serão utilizados na manutenção das estradas rurais do município.
De acordo com o engenheiro de minas, Aguinaldo Celestino de Souza Júnior, que auxilia a prefeitura neste processo, a situação está sendo encaminhada e dentro de até 30 dias a primeira licença deverá ser liberada junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM para a extração de cascalho.
“O processo é muito burocrático e infelizmente nada estava encaminhado pela administração anterior, havia muitas pendências junto ao Ministério Público, pois estes serviços antes eram feitos sem a legalização necessária” ressaltou o engenheiro, acrescentando que em breve o município estará realizando este serviço de forma legal junto a todos os órgãos ambientais necessários.
Atualmente a Secretaria Municipal de Obras vem realizando apenas serviços emergenciais e paliativos, a fim de garantir a trafegabilidade nas estradas.
“Fomos atingidos por fortes temporais nas últimas semanas que contribuíram para que a situação das estradas, que já não estava muito boa, ficasse ainda pior. Vamos continuar trabalhando dentro do possível e assim que estiver tudo legalizado daremos o nosso melhor para que tudo seja colocado em dia”, ressalta o secretário de Obras, Vilson Gabriel Filho.
Ainda conforme o secretário, o local para extração de cascalho que está sendo licenciado fica localizado na comunidade de Quilômetro Doze, em Lauro Müller. Já a de areão, na localidade de Taipa, em Orleans.
Lauro Müller é um dos municípios da região com maior extensão de estradas rurais, ultrapassando 300 quilômetros.
Colaboração: Assessoria de Comunicação Governo do Município de Lauro Müller