Saúde

Lauro Müller adere campanha de conscientização sobre prevenção da Aids no Carnaval

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo Municipal de Lauro Müller adotou a campanha do Ministério Público #partiuteste, lançada com o objetivo de conscientizar sobre Aids. Apesar de ser uma data marcada pela diversão, a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs não pode ser esquecida. Além do incentivo ao teste, a campanha alerta também para a realização do tratamento imediato, caso o resultado dê positivo.

“Além da prevenção, com o uso de preservativo, o diagnóstico precoce também é importante para conter o avanço da doença. Quanto mais cedo for descoberta a infecção, maior qualidade de vida terá o paciente e menor será o risco de transmissão, afirma a Secretária de Saúde Daiani Querino”. Todas as Unidades de Saúde de Lauro Müller disponibilizarão preservativos, além de realizar testes rápidos antes e depois do Carnaval. 

Com a ampliação da testagem do HIV, cerca de 6,4 milhões de testes rápidos foram distribuídos em 2014. O crescimento da assistência às pessoas com HIV e Aids e o incentivo ao diagnóstico precoce fazem parte das estratégias do Ministério da Saúde no cumprimento da meta de  90% de pessoas testadas, 90% tratadas e 90% com carga viral indetectável até 2020. As metas foram adotadas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

Cenário da Aids

Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa aproximadamente 39 mil casos novos da doença ao ano. O coeficiente de mortalidade por Aids caiu 3% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.