Medidas corretivas adotadas, até agora, pela empresa catarinense foram efetivas, ateconsiderada grave e pode levar à morte se não for tratada a tempo. Entre os principais sintomas estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar. sta Cidasc
A suspeita de intoxicação por nitrito e nitrato presentes em lotes de queijos, leite e iogurtes da marca Holandês se confirmou. As 26 crianças e um adulto foram intoxicados depois de ingerir os produtos a base de leite da marca catarinense.
A análise parcial de amostras foi divulgada nesta quinta-feira pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Os laudos das 177 amostras coletadas no último fim de semana confirmam a presença de nitrito e de nitrato além do padrão aceitável em lotes de queijos, leite e iogurtes produzidos entre 18 e 21 de setembro.
De acordo com o diretor técnico da Cidasc, João Manoel Marques, faltam 185 amostras para serem analisadas. Os laudos de todas as coletas devem ser divulgados nesta sexta-feira.
A partir do último dia 22, a empresa Holandês adotou medidas corretivas, informou a Cidasc.
_Verificamos que as medidas foram efetivas. Mas são resultados parciais, pois ainda falta sair alguns laudos de outras coletas. A conclusão não é definitiva. Amanhã (hoje) vamos ter o resultado de todos os laudos_observou Marques.
Segundo ele, entre as medidas corretivas estão a verificação do uso de produtos para higienização e de manutenção dos equipamentos. Marques afirmou que o processo de investigação não está concluído.
Segundo a Vigilância em Saúde de SC, nenhum novo caso de intoxicação foi notificado nas últimas 48 horas. O Estado continua com 26 casos registrados. Um deles é o de uma mulher de 58 anos.
Os demais casos são crianças com até cinco anos de idade. A maioria ficou internada em hospitais. Um bebê de três meses precisou ser internado em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Desde o fim de semana pelo menos 30 mil litros de leite dos lotes 0687 e 0689 foram inutilizados pelas equipes de vigilância sanitária de SC.
O médico-veterinário da empresa Holandês, Luiz Carlos Simas Custódio diz que a suspeita é de um problema de resíduo no processo de limpeza de uma das tubulações da pasteurização do leite. A falha, segundo ele, não teria sido humana.
A intoxicação por nitrito e nitrato é considerada grave e pode levar à morte se não for tratada a tempo. Entre os principais sintomas estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar.
Diário Catarinense