Presidente da Acic esteve reunido nesta quarta-feira com o diretor comercial da RDL Aeroportos.
Em busca de solucionar o horário de voos no Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, o presidente da Associação Empresarial de Criciúma – Acic, César Smielevski, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (9), com o diretor comercial da RDL Aeroportos, André Constanzo.
Com o anúncio da Azul Linhas Aéreas em suspender os voos da companhia que partem pela manhã de Jaguaruna com destino a São Paulo e retornam no fim do dia, a preocupação da Acic e das entidades empresariais do Sul aumenta com a possibilidade de inviabilizar o aeroporto no prazo de um ano.
“A RDL se mostrou também muito preocupada com a perda desses horários de voos e nos disse que está em contato com a Azul numa tentativa de reverter a decisão. Além disso, a administradora fez contato com a Latam para que estude a possibilidade de ofertar os horários atuais da Azul”, explica Smielevski. A Latam Airlines Brasil solicitou um prazo de 15 dias para analisar a proposta. Conforme o presidente da Acic, a Gol Linhas Aéreas também manifestou interesse em operar no aeroporto.
Ainda conforme Smielevski, os voos da Azul têm ocupação média de 80%, o que não justifica inviabilidade técnica. Na tarde desta quarta-feira, o presidente da Acic também esteve reunido com o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Criciúma, João Fabris, para tratar do assunto. “Durante o encontro conversei com o diretor de Transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, José Carlos Müller Filho, que também se mostrou empenhado no assunto”, reforça Smielevski.
Falta de recursos é justificativa do DNTI quanto a solicitação de melhorias na BR-101
Inviabilidade econômica foi a justificativa apresentada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT quanto a solicitação enviada pelas entidades empresariais do Sul para melhorias do pavimento e sinalização horizontal da BR-101 no trecho que compreende o pedágio de Palhoça a Passo de Torres.
“Quanto a solicitação de melhorias do pavimento, estas estão sendo realizadas dentro de um planejamento feito com base nas restrições orçamentárias impostas pelo período de crise político-econômica que atravessa o país. Já a sinalização horizontal, estamos aguardando empenho de recurso financeiro necessário para executar a revitalização de todo o segmento sob nossa responsabilidade”, trecho do ofício assinado pelo analista de Infraestrutura do departamento, o engenheiro Robson Medeiros de Oliveira.
“A solução é agilizar a concessão da rodovia. O deputado federal Ronaldo Benedet me informou hoje que esteve com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres colocando na este assunto na pauta”, destaca o presidente da Acic.
Colaboração: Deize Felisberto / Comunicação Acic