Educação

Lançamento do livro virtual e música encerram Semana Literária na Satc

Livro é uma produção dos estudantes do 1º ao 6º ano do ensino fundamental.

Histórias próprias ou adaptadas ganham ainda mais emoção quando contadas pelos pequenos escritores da Satc. Um pouco dessa produção pode ser conferida no Livro Digital, edição especial realizada com as turmas do 1º ao 6º ano do ensino fundamental da escola. Cada turma, a sua maneira, construiu sua publicação. “Os conteúdos foram trabalhados em sala, com as professoras de cada turma, e nas aulas de informática. É uma forma de unir conhecimentos e estimular a criatividade”, ressalta a orientadora pedagógica, Izabel De Brida.

A partir da próxima terça-feira, dia 3, o livro poderá ser acessado no Portal Satc. “Eu gosto de ler e escrever. Gostei muito do livro”, contou Maria Julia Damacena Gabriel, 9 anos. A produção da turma dela reuniu as principais histórias que cada um escreveu ao longo do ano. “Eles puderam escolher o seu texto, aquele que mais gostaram”, explicou a professora Tais Agda Gabriel.

Segundo ela, a produção textual é trabalhada por cada professora. “Isso estimula o crescimento deles, porque faz com que manifestem seus desejos, seus sonhos e tragam o mundo da fantasia para o papel, às vezes até com pontos de realidade”, ressaltou Tais.

Os temas foram divididos por turma. No 1º ano foi trabalhado o livro “Se criança governasse o mundo”, no 2º ano o tema foi “Colcha de retalhos”. Os estudantes do 4º ano fizeram uma autobiografia. No 6º ano, foram realizadas releituras de livros, com histórias adaptadas e desenhos novos. Já o 5º ano trabalhou com literatura de cordel. Algo novo para Ester da Silva Costa, 11 anos. “Não conhecia o cordel, mas achei bem legal. Estou ansiosa para ver”, disse. 

O lançamento ocorreu nesta sexta-feira, 30, fechando as atividades da Semana Literária na escola. Além do livro, os estudantes acompanharam uma apresentação musical com os colegas que estudam no ensino integral. No tema, a história de Emília, Narizinho e os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. 

Colaboração: Comunicação Portal Satc

[soliloquy id=”154246″]