Localizado na área de entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), entre vales e montanhas no Sul do Estado, nasceu o Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí. Num destino onde a natureza acolhe e aguarda para experiências únicas, e onde o cicloturista conhecerá belas paisagens e fascinantes histórias.
O Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaífoi lançado nessa quinta-feira, 27. São 166,5 km divididos em quatro trechos, entre os municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Morro Grande. Poderia ser apenas mais um circuito de cicloturismo, mas é o primeiro no entorno de uma unidade de conservação, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, aliando conservação, geração de emprego e renda e qualidade de vida para todos.
O Circuito foi um projeto aprovado em 2021 pelo edital da FAPESC/INOVATUR, ficando entre as 16 propostas mais inovadoras do estado. A partir daí foram vários meses de acompanhamento técnico, através de mentorias e orientações, possibilitando que o projeto se transformasse em um produto ofertado ao mercado.
A rota já era um sonho antigo e a aprovação veio torná-lo em realidade, os caminhos percorridos foram devidamente mapeados e transformados em arquivos, disponíveis no site e que podem ser acessados por todos aqueles que queiram desbravar o território.
Ao longo do trecho foram afixadas placas de identificação, para guiar os caminhos daqueles que preferem uma aventura mais analógica. Aos inovadores, totens nos pontos de apoio oferecem o mapa ilustrado do trecho e um QRcode, que dá acesso direto ao site, possibilitando ter todas as informações do circuito na palma da mão.
No site cicloturismorotasdoaguai.com.br além dos trechos, também é possível acessar os serviços de hospedagem e gastronomia do lugar, garantindo que o passeio seja seguro e acessível para todos os públicos, desde os mais aventureiros até famílias.
“O IMA está sempre atento aos movimentos das boas práticas e fica à disposição para atender às demandas dentro das suas competências e possibilidades para que ocorra o desenvolvimento sustentável no estado, o que é, em última instância, uma das maiores missões que temos no Instituto”, enfatizou o Gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Filipe Lemser, que representou a presidente do IMA, Sheila Meirelles, no evento de lançamento do circuito