Geral

Laguna: vocação incontestável para o turismo de natureza

A experiência saudável de vivenciar paisagens que nunca se repetem é um dos benefícios que só o Turismo de Natureza pode proporcionar. Laguna pode ser considerada um campo de exploração a ser contemplado. Mas engana-se quem pensa que esse tipo de turismo fica só nisso, ele também engloba ecoturismo, turismo de aventura e até educacional.

Aqui, qualquer canto pode ser uma oportunidade de se envolver com a natureza. Observação de botos, de baleias, caminhadas em morros e na beira da praia, passeios de bicicleta, surfe, canoagem e outras modalidades aquáticas formam a variada gama de opções que vão da praia de Itapirubá ao Farol de Santa Marta, entorno de 20 praias.

Aos seus 338 anos, prestes a completar nesta terça-feira (29), Laguna tem vocação para se tornar um dos destinos preferidos dos amantes da natureza. Praias desertas como a do Gravatá e a Manelone (também conhecida como Praia do Siri) reservam cenários exuberantes. Para chegar lá somente por trilhas a pé, carros não chegam. Mas vale o esforço. A vista não decepciona.

O interior da cidade é um campo ainda inexplorado. Região de morros. Alguns aventureiros já se arriscam de bicicleta pelas trilhas morro abaixo. Exitem muitas por ali, mas há guias turísticos que exploram a região. Cachoeiras podem ser vistas em quase todas as comunidades. A mais famosa, do Parobé, quando está cheia, é um espetáculo da natureza, praticamente intocada. A maioria dos freqüentadores ainda são moradores locais. Os turistas e curiosos são bem vindos. Para chegar, é só entrar no acesso ao distrito de Ribeirão Pequeno, um composto de vilarejos que preserva o passado e o estilo religioso.

Outro “interior” que enche os olhos, na fronteira com Imaruí, é o Perrixil. Lagoa calma, protegida do vento e com uma vegetação encantadora. Quem olha pensa: aqui é Laguna? Sim, essa terrinha surpreende até quem vive aqui há muito tempo. São tantos os lugares para conhecer, que alguns anos são poucos para isso.

Fugindo um pouco do tema, Laguna reserva ainda um belo centro histórico com mais de 600 edificações tombadas pelo patrimônio histórico. Opções não faltam. É só vir e aproveitar!

[soliloquy id=”78255″]