As pessoas que vão às ruas em condições inadequadas e descumprindo as regras sanitárias, podem não somente contrair a doença, mas também contaminar outros indivíduos.
As praias de Laguna ficaram lotadas no fim de semana. Com a temperatura elevada, mais de 30ºC, inúmeros banhistas e turistas se aglomeraram na areia desrespeitando as normas de distanciamento social. Desta forma, decretos nas esferas municipal e Estadual foram desrespeitados.
O cenário apresentado neste domingo na Cidade Juliana favorece a disseminação do coronavírus, mesmo ao ar livre, e contraria as medidas de prevenção recomendadas por autoridades de saúde. Segundo infectologistas, o risco de infecção é considerado alto, caso nenhuma orientação para evitar o contágio – como distanciamento e uso de máscara sejam cumpridas.
Segundo especialistas o fato de estar ao ar livre não avaliza segurança porque a presença de muitas pessoas associadas facilita o contato com alguém que esteja infectado e, portanto, com gotículas contaminadas expelidas na fala, tosse ou espirro. Além disso, a possibilidade de tocar objetos e superfícies contaminadas e, em seguida, colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca pode contrair o vírus.
Neste final de semana pôde ser visto ambulantes com carrinhos sem o devido equipamento de proteção individual (EPI). Banhistas, turistas, moradores, inclusive um profissional médico. Desde sábado (12), os postos guarda-vidas de Laguna foram ativados. A ação ocorre por causa do início oficial da Operação Veraneio.
Com informações do site Notisul