Há pelo menos 60 dias, Laguna está sem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. O serviço está paralisado devido a problemas mecânicos com a ambulância utilizada para o deslocamento dos profissionais no resgate dos pacientes. A unidade conta com apenas um veículo.
Com isso, o atendimento na Cidade Juliana fica apenas com o Corpo de Bombeiros. “Com isso, temos que atender a todo tipo de chamado. Com o Samu em funcionamento, conseguimos trabalhar em concordância numa pronta resposta aos que precisam de nós, com maior rapidez, dependendo da gravidade do caso”, fala um bombeiro.
De acordo com a secretária de Saúde de Laguna, Raquel Xavier, a ambulância estaria parada há uma semana. “O veículo está na oficina e a peça que precisa para o conserto não foi encontrada aqui na região. Precisou vir de fora. Portanto, tivemos que parar o atendimento porque temos apenas uma ambulância”, fala a secretária.
Sobre a volta do atendimento, Raquel acredita que até amanhã o trabalho seja retomado. “Tão logo chegue a peça vamos voltar à normalidade. Espero que o quanto antes isso seja feito”, destaca a secretária.
O Samu de Laguna é mantido pela prefeitura da cidade. Há três anos o serviço conta com sede própria, localizada na Rua Anita Garibaldi, nas proximidades da rodoviária municipal, no Centro. O trabalho visa a atender casos de urgência e diminuir o fluxo de atendimento hospitalar. Na própria ambulância é resolvida boa parte dos casos.
Com informações do Jornal Diário do Sul