Segurança

Laguna é sondada para receber penitenciária industrial

A obra teria que ficar pronta em 12 meses e contemplaria os presos com capacitação profissional.

Laguna é sondada para receber penitenciária industrial

Foto: Elvis Palma/DS

Laguna é a cidade sondada pelo governo do Estado para receber a obra de uma penitenciária industrial. A proposta foi levada ao prefeito Mauro Candemil através da secretária de Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca. O espaço pode abrigar até 500 detentos de baixa periculosidade que aguardam julgamento.

Porém, de acordo com Candemil, é apenas uma proposta. “Não irei tomar uma decisão sozinho. Esse assunto será discutido com a Câmara de Vereadores, a Associação Comercial e demais entidades que são da cidade. Se todos optarem pelo sim, vamos aceitar. Se forem contrários, iremos acatar a negação”, diz o prefeito.

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Laguna, realizada na quarta-feira, a proposta foi comentada por Candemil. Durante sua fala no plenário, ele informou que Ada disse ter R$ 36 milhões para construir uma penitenciária. A obra terá que ficar pronta em 12 meses e contemplará os presos com capacitação profissional.

Segundo Candemil, Laguna aparece como opção para a obra, pois o Estado possui um terreno na cidade com 400 mil metros quadrados, atrás do posto do Binha, na entrada da cidade.

“Mas para a obra são necessários 130 mil metros quadrados”, informa o prefeito, e complementa que nas próximas semanas deverá discutir o assunto com os demais órgãos da cidade. “Não será uma decisão sozinho, como já citei, e deverá ser amplamente discutida”, completa o prefeito.

Preocupação

Em reunião na Câmara Municipal nesta semana, Mauro demonstrou sua preocupação com relação à Unidade Prisional Avançada – UPA de Laguna, que está instalada ao lado da Udesc e em meio a várias residências, o que pode colocar em risco a vida de lagunenses caso aconteça uma rebelião.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.