Geral

Laguna comemora 341 anos neste sábado


Uma das cidades mais antigas de Santa Catarina, Laguna comemora neste sábado (29) 341 anos. As praias de águas claras e o Centro Histórico, mantido com a preservação das dezenas de casarões, tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional são um convite aos turistas e um orgulho para os moradores.

A cidade é um dos destinos preferidos dos amantes da natureza. Encontram praias desertas como a do Gravatá e a Praia do Siri, que reservam cenários exuberantes, que só podem ser acessados a pé por meio de trilhas.

O Centro Histórico tombado pode ser considerada um campo de exploração a ser contemplado. O município engloba ecoturismo, turismo de aventura e até educacional. Qualquer canto pode ser uma oportunidade para se envolver com a natureza. Observação de botos, de baleias, caminhadas em morros e na beira da praia, passeios de bicicleta, surf e outras modalidades aquáticas formam a variada gama de opções que vão da praia de Itapirubá ao Farol de Santa Marta e somam 20 praias.

36ª Semana Cultural

Para celebrar mais um aniversário, a cidade terá programação cultural até dia 6 de agosto, com atrações gratuitas em diferentes pontos da cidade na 36ª Semana Cultural. Na programação estão previstas recital de poesias, lançamento de livro, exposições, show de talentos, oficinas, contação de histórias, apresentações culturais, dentre outras atrações.

Na manhã desta sexta-feira (28) aconteceu a cerimônia de abertura e contou com a presença de autoridades e apresentações das escolas EEB. Elizabeth Ulysséa Arantes, EEB. Nininha Guedes, EEB. Comandante Moreira, EEB. Custódio Floriano Córdova.

No sábado (29) está previsto o tradicional corte do bolo às 20h30, no pavilhão da Casa da Dindinha, ao lado da Igreja Matriz, no Centro Histórico.

Este ano, a Casa da Dindinha é a homenageada. O grupo é formado por moradores do Ribeirão Pequeno e coordenada pelo professor Laércio Vitorino. O grupo busca resgatar as tradições dos açorianos, que chegaram à região em 1749, e se apresenta em diversos eventos culturais no Estado. A entidade é a homegeada na Semana Cultural.

No sábado ainda terá tiros de canhão, desfile de motos, feira artesanal, passeio cultural, dança e apresentação de bandas centenárias da cidade. O comércio estará de portas abertas durante todo o dia.

 

Dados

Laguna tem uma população de 44.316 habitantes, com 34.257 mil eleitores. A cidade somou um PIB a preços correntes de R$ 560.718,00, conforme IBGE.

Tem sua economia voltada para o turismo, prestação de serviços e pesca, com uma indústria pesqueira voltada para a captura e processamento de pescado.

História

Fundada em 29 de julho de 1676, o nome da cidade teve sua origem na lagoa ligada ao mar, denominada na geografia de laguna, assim surgiu o nome da cidade.

A vila foi elevada à condição de cidade, com denominação de Laguna, por Lei Provincial n.º 239, de 15-04-1847.

Seus primeiros habitantes foram os povos dos sambaquis, homens pré-históricos, que viviam da pesca em regiões de lagoas e mar. Depois vieram os indíos, os portugueses, negros, italianos, alemães e outros. Cada etnia deixou sua marca encontrada na arquitetura, gastronomia e histórias.

O porto de Laguna abastecia as cidades da região, canal de acesso do norte do país ao sul.

Em 1839, foi palco da Revolução Juliana que transformou a história de Laguna, onde a lagunense Anita de Jesus Ribeiro conheceu Giuseppe Garibaldi e levou o nome da cidade e sua história para todo o mundo.

Tem um centro histórico tombado que recebe centenas de turistas todos os anos. Sua gastronomia, baseada em frutos do mar, pode ser degustada o ano todo.

Em Laguna, o visitante poderá apreciar a pesca com auxílio dos botos no canal dos Molhes. A alegria de seu carnaval leva multidões atrás do trio elétrico e do samba.

Seu extenso litoral, são 40 quilômetros de praias, conquista visitantes apreciadores da natureza, refúgio e também de agito.

Programação Sábado – 29 de Julho – Aniversário de Laguna 341 Anos

13:00 hrs: Abertura Feira de Artesanato Regional
Local: Pavilhão da Dindinha

14:00 hrs: Passeio Cultural – Visita aos Pontos e Monumentos da Poligonal do Centro Histórico
(Entrada Gratuita nos Museus)
*Máximo de 20 pessoas por horário (exceto grupos escolares) – ALGTUR

14:00 hrs: Palestra: Quantos anos Laguna tem?
Dr. Adílcio Cadorin
Local: IPHAN

19:00 às 20:30 hrs: Sociedade Musical Carlos Gomes
Local: Pavilhão da Dindinha
*Interpretação da chegada de Domingos de Brito Peixoto em Laguna com ator Thiago Santhiago
Local: Pavilhão da Dindinha

20:30 hrs: Corte Bolo – Laguna 341 Anos
Local: Pavilhão da Dindinha

21:30 hrs: Noite do Samba – LIESLA
Liga das Escolas de Samba de Laguna apresentando suas filiadas
Bateria e Harmonia, Mestre Sala, Porta Bandeira e Passistas
Local: Pavilhão da Dindinha