Geral

LabSatc recebe certificado de acreditação

Documento garante a qualidade nas atividades desenvolvidas e prestação de serviços

Divulgação

Um mérito a mais passa a ser estampado nos Laboratórios da Satc (LabSatc). No dia 22 de julho o Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (LAQUA) e o Laboratório de Análises e Ensaios do Carvão (LAEC) receberam o Certificado de Acreditação, documento que é utilizado internacionalmente e serve para gerar confiança na atuação das atividades e prestação de serviços, garantindo qualidade.

“A acreditação vem para validar todo um trabalho que já era feito. Isso representa mais segurança para quem contrata o LabSatc, porque tem a ciência de um serviço de confiabilidade e qualificação técnica. Para nós, houve um aprendizado, um aprimoramento com as análises que são feitas e isso tem a contribuir para o crescimento da Satc como um todo”, destaca o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Durante mais de um ano, a equipe técnica do LabSatc e do Sistema de Gestão Integrada (SGI) trabalhou para adaptar, treinar e fazer as modificações exigidas. O processo é avaliado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), organismo vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Divulgação

A norma que regulamenta o processo é a ABNT NBR ISO/IEC 17025, que especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios. “A CGCRE avalia os laboratórios em todo o país, verificando se os processos estão de acordo com a norma e atesta essa competência junto ao Inmetro”, afirma o coordenador do SGI Satc, Cletson Menegon.

A acreditação representa o reconhecimento formal da competência do LabSatc para desenvolver suas atividades de acordo com os requisitos preestabelecidos (veja o escopo de acreditação). “Além do reconhecimento internacional por ser a CGCRE um órgão participante de acordos de reconhecimento mútuo, a maior importância da acreditação está no processo de autoconhecimento, permitindo o aprimoramento da organização, dos recursos e da busca da excelência pela qualidade”, destaca a coordenadora de Qualidade Laboratorial do LabSatc Geanine M. de Brito.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Valmir Jose Bratti, de 68 anos, de Orleans, recebe alta da UTI após 30 dias internado; VEJA VÍDEO

O reencontro com sua filha Natalia foi emocionante. Em meio a lágrimas de felicidade, ele foi recebido pela equipe médica com aplausos calorosos

Painel desenvolvido com apoio da Fapesc recebe inscrições para projetos sociais e de retomada econômica em SC

Com o sistema, será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia.

Equipe do Programa de Hepatites Virais de Criciúma recebe prêmio ‘Inimigo número 1 da Hepatite C’

Município ficou entre os cinco melhores do país. Prêmio será entregue em outubro, em São Paulo

MPT recebe 7,5 mil denúncias de violação trabalhista durante pandemia

Em 10 dias houve um salto de 30,2% nas denúncias