Espaço presta serviços nas áreas de metal, cerâmica, polímero, águas, solos e combustível, além dos serviços de calibrações de equipamentos
Da água ao solo e do metal à cerâmica. Não há limites para a prestação de serviços realizada para empresas pelos laboratórios do Centro Tecnológico (CT) Satc. O espaço conta com equipamentos de ponta, que são distribuídos em seis laboratórios de diferentes segmentos. Em dez anos de funcionamento, mais de 1300 clientes já foram atendidos.
O Centro Tecnológico é o espaço da Satc destinado à prestação de serviços para a sociedade. Na parte dos laboratórios, os mais de 40 colaboradores trabalham com equipamentos modernos para atender as demandas de empresas da região, que normalmente querem avaliar a qualidade dos seus produtos ou matéria-prima.
“As empresas nos procuram porque querem saber como está a qualidade de seus produtos e serviços. E nós, através de uma equipe capacitada e infraestrutura completa, conseguimos entregar um resultado confiável e com muito mais rapidez”, afirma a coordenadora técnica dos Laboratórios Satc, Josiane Silvano.
Os laboratórios conseguem fazer análises de metais, cerâmica, polímero, águas, solos e até mesmo combustível. Além disso, atuam nos estudos realizados pelo Núcleo de Meio Ambiente (NMA) da Satc, participando na parte técnica de pesquisas ambientais para toda a região.
Laboratórios do CT Satc
O CT Satc conta com seis laboratórios. São eles:
Laboratório de calibração metrológica e ensaios mecânicos;
Laboratório de solos, materiais e resíduos;
Laboratório de análise de combustíveis;
Laboratório de emissão atmosférica;
Laboratório de águas e efluentes;
Laboratório de óleos isolantes.
Todos detêm a certificação NBR ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental, e também um Sistema de Gestão da Qualidade com serviços acreditados de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, oferecendo acompanhamento técnico às empresas e instituições.
Em 2023, os seis laboratórios de análises presentes no Centro Tecnológico da Satc bateram o recorde de análises realizadas. Com o desenvolvimento de 31 novos serviços nos laboratórios, o último ano teve um aumento de 20% na quantidade de serviços realizados em relação a 2022. Ao todo, mais de 100 mil serviços já foram realizados.