Com o objetivo de deixar todos os kits de fossas sépticas, produzidos pela empresa contratada, instalados nas propriedades rurais, com base no projeto “São Ludgero 100% esgoto sanitário tratado”, um mutirão será realizado no mês de dezembro.
Está planejada a instalação de 17 kits em comunidades do interior. Durante esta semana, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde visitarão as residências cadastradas para esclarecer sobre as instalações e fazer os agendamentos. Uma importante reunião foi realizada no dia 23 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, com os integrantes da Comissão Realizadora. Entre os assuntos deliberados, uma avaliação dos trabalhos em andamento.
A Comissão Realizadora pede para que as famílias rurais façam o cadastramento na Secretaria Municipal de Agricultura em relação as instalações nas propriedades rurais. É necessário apresentar os documentos de CPF, RG e comprovante de residência.
O projeto “São Ludgero 100% esgoto sanitário tratado”, uma parceria da Administração Municipal, Samae e Epagri, prevê neste primeiro momento a instalação gratuita dos kits no meio rural, e, uma revisão completa das ligações de esgoto no perímetro urbano. No caso das famílias rurais, a contrapartida é disponibilizar pelo menos uma pessoa para ajudar no dia da instalação e realizar o procedimento de limpeza, anualmente. É importante lembrar que o tratamento correto do esgoto doméstico é acompanhado de perto pelo Ministério Público. Entre os objetivos da ação, a saúde das famílias e a preservação do Meio Ambiente, especialmente da água.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero
[soliloquy id=”159026″]