Educação

Juntos, pai e filha cursam direito

Na casa da família Kichel, de Laguna, a conversa gira em torno das leis e da justiça. A mãe já é advogada.

O mês de agosto é especial para a família Kichel, de Laguna. Moradores do bairro Mar Grosso, Rudimar, 50, e a filha Ana Laura, 20, passarão o Dia dos Pais – celebrado daqui dois domingos – estudando matérias do mesmo curso. Eles são alunos da faculdade de direito noturno, na Unisul, em Tubarão. A história, que iniciou em 2014, é motivo de orgulho para a mãe, a advogada especializada na área cível, Remi Salete Kichel.

A jovem diz que decidiu prestar o vestibular nesta área quando tinha apenas 11 anos. “Meu pai, antes de voltar a cursar direito, já trabalhava na justiça federal, e eu achava muito bacana! Portanto, já queria ser igual ao meu pai, fazer um concurso neste segmento. Nesse meio tempo, ele me surpreendeu e voltou a estudar! Minha mãe também já é formada em direito. Aí foi mais uma influência”, explica.

Apesar de chegarem à mesma faculdade, Ana Laura e Rudimar fizeram poucas cadeiras juntos. Ele ingressou em 2009, mas faz menos disciplinas devido aos afazeres da carreira. Assim, a jovem já chegou a frequentar a mesma sala em algumas provas, diante do sorriso orgulhoso do paizão.

“Na universidade, se estou com os meus amigos sempre o chamo para ficar com a gente, porque gosto muito da sua presença, mas, às vezes, ele fica um pouco sem jeito. Brinco que, em vez de eu passar ‘vergonha’ por estar com o meu pai na faculdade, ele quem fica vermelho”, diverte-se.

O pai de Ana Laura concorda que a experiência é diferente, mas vale a pena porque passa mais tempo com a filha. “Trabalho bastante durante a semana, mas aos sábados e domingos posso vê-la. Ela é muito inteligente, faz perguntas difíceis e aprendo muito. Estou adorando”, declara o paizão, todo orgulhoso!

Com informações do Jornal Notisul