Segundo a Defesa Civil, a frente fria provocará pancadas de chuvas isoladas em algumas regiões do Estado
A primeira semana de junho inicia com nuvens no céu de Santa Catarina, devido a uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (3). O fenômeno ainda deve provocar pancadas de chuvas isoladas no Meio Oeste e Litoral, segundo a Defesa Civil.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, a frente fria apresenta pouca intensidade, que pode trazer chuvas, mas não volumosas na divisa entre Santa Catarina e o Estado gaúcho.
O especialista ainda revela que o Sul inteiro do Brasil será impactado com a frente fria, no entanto, a região que mais sofrerá com as condições será o Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina, o risco será baixo para ocorrências relacionadas a alagamentos e destelhamentos pontuais.
Avanço da frente fria traz surpresas
Por trás da frente fria, também avança uma massa de ar seco e frio, estabiliza o tempo e faz com que as temperaturas declinem no Oeste.
Com isso, a noite deverá ser mais fria que o amanhecer nas cidades fronteiriças com o Rio Grande do Sul, como aponta a Defesa Civil.
Durante a tarde, as temperaturas máximas variam de 23°C a 26°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.
As demais regiões devem marcar entre 17°C e 22°C.
Alerta amarelo para ventos costeiros
Além disso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo para ventos costeiros, que deve valer entre 12h a 18h desta segunda-feira.
Conforme o órgão, as regiões afetadas será:
Norte catarinense;
Sul catarinense;
Vale do Itajaí;
Grande Florianópolis.
Com informações do ND+