A Esucri recebeu a juíza Patricia Braga Medeiros, titular da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, para uma atividade de prática de audiência com os estudantes de Direito. A professora do curso Keite Wieira foi a responsável pelo convite para que os alunos tivessem essa experiência antes de concluir a graduação.
Duas turmas de prática assistiram à palestra inicial e uma delas fez a audiência simulada. As atividades duraram pouco mais de duas horas e todas as medidas de prevenção foram adotadas conforme o Plano de Contingência (Plancon). A juíza Patrícia falou aos alunos sobre a importância da conciliação, explicou como obter acesso aos links das audiências telepresenciais, que são públicas, e respondeu a perguntas.
“Iniciativas como a da professora Keite são essenciais para que o estudante de Direito possa compreender a dinâmica do processo judicial e se familiarizar com as rotinas e profissionais da Justiça”, comentou o coordenador do curso de Direito da Esucri, Francisco Pizzetti Nunes.
A audiência consistiu na juíza interpretando a magistrada e os alunos nos papéis de partes e testemunhas. “Foi uma atividade muito interessante e todos ficaram bastante satisfeitos pelos ensinamentos recebidos. Achei muito importante essa aproximação e o incentivo a eles participarem. A partir desta experiência, acredito que estarão mais preparados para a atividade profissional quando forem fazer uma audiência como advogados formados”, concluiu a magistrada.
Colaboração: Natasha Monteiro/Traquejo Comunicação