Geral

Jovens cientistas testam forno de microondas para a secagem de material cerâmico

pesquisa foi apresentada no 15º Seminário de Iniciação Cientifica e Tecnológica, promovido pelo Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul

Tentar secar o material cerâmico por meio do forno microondas. Esse foi o objetivo do trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos Daniel Volpato Romagna, Gustavo Morona Machado Ferreira, Luiz Henrique Lima e Thays Smielevski Quarth sob orientação do professor Msc. Claudio Modesto. O resultado está sendo apresentado durante o 15º Seminário de Iniciação Cientifica e Tecnológica, SITC, promovido pelo Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul. 

De acordo com o estudante de cerâmica, Luiz Lima o estudo procurou otimizar esse processo tentando plantar a sustentabilidade. “Na fábrica esse processo é feito com combustíveis de queima que liberam calor e que resultam na saída de gases poluentes pela chaminé”, destaca.

Durante os ensaios feitos em laboratório, a equipe realizou a secagem do porcelanato e azulejos. Apenas com piso eles não obtiveram o resultado esperado devido a maior presença de argila na formulação que dificultou a secagem por ser uma matéria prima plástica. “Nós conseguimos provar que é possível aumentar a resistência dos produtos secos com a secagem via microondas, bem como, uma considerável redução no ciclo de secagem onde é possível gerar maior produtividade e redução de custo para fábrica”, finaliza Luiz.

Além desta pesquisas, mais 21 na área cerâmica e eletromecânica estão sendo apresentadas durante o maior Seminário de Iniciação Científica da região Sul voltado para a prática. O evento segue até as 19 horas desta sexta-feira, 13. Ele é aberto para a comunidade e reúne empresários, industriais, técnicos, estudantes e pesquisadores para debater e buscar conhecimento tecnológico e respostas para as necessidades e problemas industriais ligados a esses setores.