Há oito anos a vida de Diego Mateus, natural de Orleans, mudou completamente após um grave acidente. O jovem, na época com 18 anos, caiu da garupa de uma moto de um colega e chocou-se entre o meio fio e uma rua da cidade, fraturando a coluna. Com o impacto, Diego perdeu todos os movimentos do corpo. Hoje, sem sair de casa, ele passa boa parte do tempo em uma cadeira de rodas.
Atualmente, morador de São Ludgero, Diego tinha uma vida ativa. Bastante dedicado, havia acabado de concluir o Ensino Médio. Com talento para o futebol, disputava campeonatos da cidade. Ganhou chance de jogar pelo Cidade Azul, de Tubarão. O sonho de ser jogador ia aos poucos chegando próximo de se concretizar. Mas, agora sua maior vontade é simplesmente voltar a caminhar.
O contato com os amigos foi aos poucos diminuindo. “Me isolei. Não podia sair de casa. Era difícil receber visitas”, lembra. Tinha apenas a companhia dos irmãos Marcos, Marcelo, Fernando e dos pais Eliete e Eleonir.
Com a ajuda de um mouse adaptado, o jovem voltou a se relacionar com os amigos pela internet. Além disso, depois de buscas incessantes de casos semelhantes, encontrou um hospital em Portugal, que realiza cirurgias capazes de curar tal paralisia. “Encaminhei um e-mail para Dr. Patras Vital do British Hospital, relatando meu caso. Ele me respondeu. Pediu uma bateria de exames. Foi muito atencioso comigo. Estamos sempre nos comunicando”, destaca.
O médico é especialista em cirurgias de células tronco. As células são retiradas da mucosa olfativa e implantadas na lesão medular. Uma espécie de auto-enxerto de células estaminais da mucosa olfativa. “O doutor me contou que já foram realizados 125 procedimentos cirúrgicos com resultado positivo. Isso me incentiva ainda mais”, declara. A cirurgia pode ser realizada em abril. O único impasse nesse momento é o valor da operação. “Ela custa 35 mil euros. Isso dá em torno de 114 mil reais. Minha família não teria como desembolsar essa quantia”, finaliza Mateus. A cirurgia será realiza só depois de o montante ser arrecado.
Exemplo de superação
Pela internet, Diego conheceu Camila Lima. Uma jovem do Rio de Janeiro, que também era tetraplégica. Camila realizou a cirurgia sonhada por Diego. Atualmente ela se recupera bem. A mãe da moça, Ana, diz que ela está muito feliz. Os movimentos do corpo aos poucos estão voltando à normalidade.
Iniciativa
Um site chamado “Supera Diego” foi criado pelo próprio jovem, na intenção de angariar o valor estipulado pelo médico. Nos cinco primeiros dias de funcionamento, 1.174 reais foram arrecadados. No site está disponível uma conta poupança para depósito. A conta para depósito é:
Caixa Econômica Federal
Agência: 3850 – 013
Conta Corrente: 1017 – 2
Qualquer informação: (48) 3657 1269 ou (48) 8863 9376
http://superadiego.webnode.com/tratamentos/
[soliloquy id=”55222″]