Trânsito

Jorge Koch e Geada buscam solução para Serramar e SC-390, em viagem a Florianópolis

Foto: Divulgação / Secretaria de Infraestrutura

Foto: Divulgação / Secretaria de Infraestrutura

Já no primeiro mês da nova gestão assumida, respostas para reivindicações antigas da população de Orleans têm sido buscadas. Exemplo disso, foi a viagem do prefeito Jorge Koch e do vereador Antônio Dias André, o Geada, a Florianópolis, nesta terça-feira (24).

Eles estiveram no gabinete do Secretário de Infraestrutura, o deputado Luiz Fernando, o Vampiro. Entre os assuntos tratados, dois obstáculos não vencidos pela última gestão: a Rodovia Serramar, entre Orleans e o distrito de Pindotiba, e a SC-390, entre Orleans e Lauro Müller.

Para o primeiro caso, buscou-se solução para o desmoronamento de terra. "A área pertence ao Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, que é um órgão da Secretaria da Infraestrutura. Nós fomos até lá solicitar a exploração do areão, pedindo autorização para que se possa extrair o material na segunda barreira que caiu”, disse o prefeito.

"O secretário ficou de fazer uma avaliação com os técnicos e conversar com a Fundação do Meio Ambiente – Fatma para que dê a licença ambiental", acrescentou. Se isso for possível, de acordo com Jorge Koch, em até dez dias, a Administração Municipal de Orleans começará a retirada do material. "Iremos coloca-lo em alguns depósitos. Nosso objetivo é atender as estradas de todo o interior de nossa cidade, para que tenha areão suficiente até o fim do ano", explicou.

O segundo assunto tratado é um pedido ainda mais antigo: a revitalização da SC-390. O péssimo estado de conservação do trecho entre Orleans e Lauro Müller é constante alvo de reclamação por parte dos usuários da rodovia. "Tanto eu quanto o prefeito Valdir Fontanella temos essa preocupação. O deputado nos colocou que a obra custará aproximadamente R$ 7 milhões e se comprometeu em buscar fontes de recursos", garantiu.

Na oportunidade, obras estruturais também foram solicitadas para o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. "O acesso está em péssimas condições. Tentaremos alargar a rua que dá acesso ao Unibave e também asfaltar aquela rua que está por terra, que é por onde os ônibus que transportam os estudantes passam".

O vereador Geada falou sobre a importância dessas tratativas já no início da gestão. "Fizemos contatos diversos e pedidos variados. Neste momento, já no início da gestão do prefeito e em nossa nova gestão como vereador, nós temos que solicitar, fazer os nossos projetos e garantir que, mais tarde, eles sejam aprovados. Tudo isso pensando em trazer qualidade de vida para todo o povo, através de estrada, de asfalto e de obras do governo que favoreçam o município de Orleans", afirmou.