Brinquedos já estão divertindo as crianças e trazendo novos momentos de integração
Unir os conhecimentos dos alunos de engenharia com alegria do brincar da turma do infantil. Foi assim que terminou o projeto de Jogos Educativos, uma parceria entre os cursos de Engenharia da Faculdade Satc e a educação infantil da instituição. O pequeno Olavo Machado Brolesi, 5 anos, não quis saber se deu muito trabalho para as turmas, o que ele queria era brincar. “A gente aprende coisas novas e fica feliz quando joga prô Gi”, comentou o menino.
Brincar é o que eles mais gostam de fazer e a turminha do Infantil IV da Satc não se intimidou diante dos novos brinquedos produzidos pelos estudantes de engenharia. O desafio foi proposto na disciplina de Cálculo IV pelas professoras Daiana Matias Duarte e Silvia Mangilli. “Eles tinham que produzir jogos educativos usando o que foi aprendido em sala”, ressaltou Daiana.
A iniciativa envolveu as turmas de tal maneira que os alunos se motivaram a criar coisas diferenciadas. “Devíamos produzir um jogo para crianças de 3 a 5 anos usando séries matemáticas. Passamos muito trabalho tentando incluir o conteúdo aprendido na sala de aula nesse projeto, foi necessário fazermos diversas ações para que conseguíssemos”, contou a aluna de Engenharia Elétrica, Thayná Rezende.
Aprender algo diferente e ainda brincar encanta os pequenos. “Nós amamos os jogos. A gente se diverte muito”, afirma Liah Pereira Meller, 5 anos. Trabalhar o lúdico, estimulando o aprendizado e o raciocínio lógico são propostas construídas dentro da educação infantil. “Os jogos despertam muito a criatividade, a vontade e o desejo de buscar, de descobrir, pois as crianças deixam de ser passivas e se tornam ativas do processo de aprendizado”, pondera a professora da turma do Infantil IV Giovana Pagani Daleffe.
Iniciativa duradoura
O trabalho de unir as teorias com a prática já vem pautando as aulas da professora Daiana há seis semestres. Antes, os brinquedos pedagógicos produzidos eram destinados ao projeto Ciências para Todos, direcionado para escolas públicas e particulares. “Dessa vez, visando selar unir mais a faculdade e o ensino infantil, foi pensado em doar os brinquedos aqui para as crianças”, completou.
A proposta também contempla a plataforma Satc 2030, com aprendizagem que trabalhe e resolva problemas reais, e também o fortalecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o 4, que fala em educação de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado ao longo da vida.