Esporte

Jogos Abertos da Terceira Idade serão lançados dia 12 de março em Criciúma

Foto: Tiago Maciel

Foto: Tiago Maciel

Representantes da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e Fundação Municipal de Esportes (FME) se reuniram nessa segunda-feira (23) para discutir a organização da oitava edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que ocorrem de 16 a 21 de maio, em Criciúma. O encontro se deu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa. De acordo com a gerente do local, Zulmara Manique Barreto, o lançamento dos Jasti está previsto para o próximo dia 12 de março. “Será no Centro de Convivência com horário a ser definido. Na ocasião serão anunciados todos detalhes sobre a competição”.

De acordo com o presidente da FME de Criciúma, Daniel Freitas, são esperados, em média, 2,5 mil idosos de 80 municípios de Santa  Catarina para disputar modalidades como canastra, truco, dominó, bocha, boliche, bolão, dança coreográfica e dança de salão. “Com os idosos da Afasc vamos reunir cerca de 4 mil idosos durante a competição”, observa Freitas. “É um público que merece todo o nosso respeito e dedicação. Não vamos poupar esforços para fazer um evento histórico”, acrescenta. Os jogos ocorrerão no Pavilhão de Exposições José Ijar Conti, Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi, Parque das Nações e em clubes particulares da cidade.

Na primeira reunião para tratar o assunto começou a ser formada a Comissão Central Organizadora (CCO). “Todo o grupo está empenhado para sediar uma competição a altura do que merece nossa cidade e todos os participantes”, comenta Zulmara. Ela observa que a CCO, além de promover uma competição organizada e de credibilidade, está comprometida em acolher bem os visitantes. “Trata-se de um evento que vai movimentar nossa cidade. Comércio, restaurantes e pontos turísticos receberão público expressivo entre 16 e 21 de maio. Queremos que eles (os visitantes) se sintam em casa”.

Para isso, a FME irá promover uma série de atividades para os visitantes. “Caminhada orientada no Parque das Nações, feira de artesanato, passeio na Mina de Visitação, entre outros atrativos estão previstos”, adianta Freitas.

Colaboração: Saimon Novack