Política

Joares Ponticelli é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado

Ponticelli não foi eleito por unanimidade porque o deputado estadual Sargento Amauri Soares (PDT) não votou no deputado pepista

Foto: Nícola Martins

Foto: Nícola Martins

O deputado estadual Joares Ponticelli (PP), de Tubarão, é o novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia de composição da Mesa Diretora da Alesc ocorreu na tarde desta sexta-feira, em Florianópolis, e foi prestigiada por autoridades empresariais e políticas de todas a regiões do Estado, com presença de peso dos prefeitos do Sul do Estado, e do candidato a prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (PP) – prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP), de Nova Veneza, Evandro Gava (PP), de Criciúma, Itamar da Silva (PSDB) e o ex-prefeito de Urussanga, Luis Carlos Zen.

Ponticelli não foi eleito por unanimidade porque o deputado estadual Sargento Amauri Soares (PDT) não votou no deputado pepista. A votação foi presidida pelo deputado Reno Caramori (PP) e durou cerca de meia hora, com resultado esperado, 39 votos em favor de Ponticelli. "Não é justo que se faça crítica de internvenção ou de desrespeito do Governo do Estado para com esta casa. Tivemos independência plena na gestão do presidente Gelson Merísio e assim será. Autonomia mantida com harmonia para construir as respostas que Santa Catarina quer de nós", disse o presidente em resposta ao discurso do deputado Sargento Amauri Soares, líder do PDT, que também apresentou candidatura.

Conforme publicou o site Engeplus, além de Ponticelli ser representantes da bancada do Sul, o ex-prefeito de Siderópolis e ex-presidente da Fecam, Douglas Warmling, será o chefe de gabinete da presidência, e o diretor de comunicação social será André Fretta May, que foi vereador em Tubarão pelo PP na legislatura de 2009/2012 e concorreu como vice de Edinho Bez (PMDB) à prefeitura de Tubarão na eleição passada.

Mesa Diretora: Presidente: Joares Ponticelli (PP), primeiro vice-presidente Romildo Titon (PMDB), segundo vice-presidente Padre Pedro Baldiseera (PT), primeiro secretário Kenedy Nunes (PSD), segundo secretário Nilson Gonçalves (PSDB), terceiro secretrário Manoel Mota (PMDB) e quarto secretário Jailson Lima (PT). Ficou acordado entre PP e PMDB que a presidência da Alesc em 2013 e 2014 será dividida.