Com uma carreira de advogado criminalista consolidada há 15 anos, Jefferson Monteiro decidiu encarar um novo desafio na vida pública, desta vez a luta será por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
A candidatura a Deputado Estadual pelo partido Republicanos tomou forma no início deste ano ao receber um convite do governador do Estado, Carlos Moisés, após ter sido eleito primeiro suplente a vereador em Criciúma nas eleições de 2020.
Quais são os projetos do candidato
“Vou atuar na defesa da nossa gente como faço na minha advocacia”, enfatiza o candidato. Entre as suas propostas estão a criação de um amplo, moderno e bem estruturado hospital regional para atender o Sul catarinense, a implantação de UPAs pediátricas, promover ações e buscar recursos para o tratamento de portadores de fibromialgia. Também o investimento na qualificação contínua da mão-de-obra regional.
A busca pelo desenvolvimento da região passa pelo foco em projetos estruturantes, de acordo com Monteiro. “A extensão da Via Rápida; a revitalização do Anel de Contorno Viário com a duplicação em importantes trechos e os Parques Industriais interligados ao sistema modal de transporte, como ferroviário, rodoviário, portuário e aeroviário serão prioridades”, aponta.
Quem é Jefferson Monteiro
Nascido em Criciúma, com poucos anos de vida foi morar na cidade de Araranguá, onde passou sua infância e iniciou a vida escolar no Colégio Estadual Castro Alves, até a 7ª série. Em 93 se tornou seminarista da Ordem dos Servos de Maria, em Turvo, onde frequentei a 8ª série.
Em 94 retornou a Araranguá, onde no Colégio Murialdo concluiu o 2º grau, atual Ensino Médio. No ano seguinte, ingressou na Faculdade de Direito da UNISUL, vindo a se formar bacharel em Direito em 2003, sendo o orador da Turma (2002/B). Ainda, no período acadêmico, foi Presidente do Centro Acadêmico de Direito da UNISUL por dois mandatos (2000 e 2001), ocasião em que promoveu e organizou dois Simpósios e um Congresso Jurídico.
Enquanto acadêmico de direito, no período de 1998 a 2001 prestou assessoria ao Ministério Público catarinense. Logo em seguida, fundou o Instituto Sul Brasileiro de Direito, onde promoveu inúmeros seminários, simpósios e congressos jurídicos no Estado de Santa Catarina, com destaque para as cidades de Criciúma, Tubarão, Blumenau e Florianópolis.
Também coordenou cursos preparatórios para concursos públicos e Exame da OAB, contribuindo para a aprovação de centenas de advogados catarinenses. Em 2003, aprovado em concurso público, assumiu como Oficial de Justiça na cidade de Tubarão e logo se transferiu para a cidade de Forquilhinha, onde atuou até o ano de 2008, quando passou a trabalhar no Fórum de Criciúma. Após 6 meses, pediu desligamento do cargo de oficial para atuar como advogado, profissão que exerce até os dias de hoje. No período de 2008 a 2010 atuoui como Professor em Direito Penal, Processo Penal e Prática Penal da UNISUL, Campus Tubarão e Içara.
Em defesa dos direitos
Em quase 15 anos como advogado, atuou com êxito nas principais investigações policiais da região sul de Santa Catarina, com destaque às Operações Imigração, DPVAT e Polo Norte, coordenadas pelo GAECO e Operação Hefesto, conduzida pela Polícia Civil de Morro da Fumaça, com grande repercussão estadual.
Ao longo da atuação advocatícia, atuou em 41 júris populares, tendo alcançado a absolvição em 28 dos casos. Em 2016, atendendo a convite de grandes amigos, passou a integrar movimentos políticos e sigla partidária, colocando o nome à disposição, em 2019, como pré-candidato a prefeito de Criciúma. Em 2020, coordenou o PSL (Partido Social Liberal) em Criciúma e região.
Naquele mesmo ano foi candidato a vereador e em menos de 30 dias de eleição, disputando com mais outros 262 candidatos, conquistou a confiança de 1.001 criciumenses, se tornando primeiros suplente.
Em 1º de abril de 2020 assumiu a Câmara de Vereadores por 37 dias, ocasião em que apresentou importantes projetos para a cidade. Novamente, agora em 3 de maio deste ano, assumiu no legislativo e no mesmo dia renunciei para conceder espaço ao segundo suplente. Na sequência, assumiu a Presidência do Partido Republicanos em Criciúma.
Jefferson Monteiro é Pai de um casal de filhos: Izadora e Andres Rafael Monteiro, ambos com 10 e 4 anos de idade, respectivamente.