Municípios querem em o selo SISBI, para comercializar os produtores de origem animal fora dos limites dos municípios.
O município de Jaguaruna é o 13º município a participar do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (CIASAMREC). Um dos maiores objetivos do Consórcio é trabalhar em prol do selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA), que permitirá a comercialização dos produtos de origem animal para todo o Brasil, pelo aval do (CIASAMREC). Além de Jaguaruna, já existe o interesse Passo de Torres e Pescaria Brava.
Tramites em busca do Selo
Na quinta-feira (14/02), a comissão pró-Sisbi, formada por técnicos e veterinários dos municípios consorciados, além de representantes da Epagri, se reúnem no escritório da estatal catarinense, em Criciúma, para finalizar a padronização da legislação sanitária unificada. “Cada município tem um SIM (Serviço de Inspeção Municipal), com legislações diferentes. É necessária uma padronização”, explica a diretora executiva do CIASAMREC, a veterinária do Mariah de Freitas Marques.
Um primeiro trabalho de padronização já foi realizado e encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No encontro de quinta-feira, será analisado esse parecer, para encaminhamento do modelo de lei as câmaras de vereadores dos municípios pertencentes ao Consórcio. O veterinário de Epagri, Marcelo Pedro, ainda lembra que, paralelo a padronização da legislação, será feito o encaminhamento de ações correlacionadas a adesão do Consórcio ao Sisbi, junto ao MAPA.
Comunicação: Colaboração /Antonio Rozeng