Geral

Ipese trabalha para realocar 55 famílias no município

Famílias que vivem em situação de risco, como beira de encostas e locais propensos a enchentes serão transferidas para um lugar seguro

Cerca de 55 famílias de Urussanga que vivem em situações de risco, como beira de encostas e locais propensos a enchentes serão transferidas para um  lugar seguro.  O Ipese (Instituto de Pesquisa Socioeconômica Aplicada), do Iparque da Unesc, em parceria com a Prefeitura de Urussanga participará do processo de acompanhamento e realocação dessas pessoas. O local de destino será o bairro Bom Jesus II.

O programa integra o Plano de Habitação do Município de Urussanga. As despesas de execução do projeto serão financiadas pela Caixa Econômica Federal por meio do programa Minha Casa Minha Vida, e os terrenos serão providenciados pela Prefeitura. “A gleba total mede aproximadamente 1 hectare e meio”, ressaltou a assistente social Vanessa Wanderlind Madalena.

O coordenador do Ipese, Murialdo Canto Gastaldon, afirmou que o Instituto terá papel fundamental nesse processo. “Nos primeiros 15 meses, período de construção das casas, o trabalho será de acompanhamento das famílias. Após esse período começará o processo de transição e readaptação dessas pessoas nas novas moradias. Ao todo são 23 meses de trabalho".

Diego Colombo/Setor de Comunicação Unesc