A estação mais fria do ano tem início neste domingo, às 13h38, e termina no dia 23 de setembro, com a chegada da primavera. Segundo a previsão do tempo, o tempo será bom em toda a região.
Quando o frio chega, o impulso da maioria das pessoas é trancar todas as portas e janelas e impedir que qualquer ventinho entre na casa. O médico José Jeremias do Nascimento alerta para essas situações e dá algumas dicas para enfrentar a época mais fria do ano com alguns cuidados que podem ajudar nessa temporada.
Segundo o profissional, o ambiente fechado ajuda na proliferação de vírus e bactérias. “Quanto mais arejado o ambiente, melhor”, afirma. Além disso, as pessoas passam a evitar a atividade física e também deixam a hidratação de lado. “Mesmo com o frio o nosso corpo precisa de água”, destacou. Para manter a imunidade, alguns alimentos com vitamina C podem ser ingeridos, entre eles limão, rúcula e agrião.
Neste sábado, o tempo permanece seco e a temperatura baixa, tanto de manhã quanto à noite. O domingo, por sua vez, deve ser marcado pelo aumento de nuvens em algumas regiões do Estado. Os termômetros devem variar neste sábado entre 8ºC e 19ºC. Já no domingo, o tempo deve variar entre 14ºC e 24ºC. O sol deve aparecer em todas as regiões, o que deve elevar as temperaturas à tarde. Na Serra, o frio permanece ao longo de todo o dia e a máxima não deve passar dos 9°C por lá.
Temperaturas negativas
A Epagri/Ciram informou nesta sexta-feira que ao menos 13 cidades catarinenses registraram temperaturas negativas. Os municípios estão na região da Serra e no Oeste. A chegada de uma nova massa de ar frio derrubou os termômetros. A mínima registrada foi de -4,1°C, na localidade de Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra. As primeiras horas do dia foram geladas em todas as áreas do Estado.
Com informações do Diário do Sul