O inverno começa neste sábado e vai até 22 de setembro. Apesar das temperaturas baixas registradas nesses últimos dias, a previsão é de que este ano o inverno não seja tão rigoroso quanto em 2013.
De acordo com a Somar Meteorologia, isso vai ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vão avançar pouco sobre o Brasil. A previsão da Somar é de temperaturas mais elevadas que o normal na maior parte do país nos próximos meses.
A temperatura no Sul deverá ter mínima entre 6 graus Celsius (ºC) e 8ºC na Serra de Santa Catarina e abaixo dos 6°C na Serra da Mantiqueira. Já a temperatura máxima deverá oscilar bastante, segundo a Somar. Enquanto na Campanha Gaúcha e na Serra Catarinense a máxima não deverá chegar aos 18°C, entre o nordeste do Mato Grosso e o interior do Piauí é comum a temperatura chegar aos 35°C.
A previsão da Somar é de que deve chover acima da média na região Sul e no Mato Grosso do Sul. Isso deve acontecer porque as frentes frias ficarão mais bloqueadas sobre a região Sul.
Segundo o jornal Diário do Sul, a sexta-feira foi de temperaturas baixas na região Sul e quebra de recordes de dia mais frio do em alguns municípios. A menor temperatura no Brasil foi registrada em Urupema, serra catarinense, com -5,1ºC, por conta de uma massa de ar polar. Porto Alegre registrou 4,8ºC às 6h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Outras cidades que bateram recorde de frio no Rio Grande do Sul foram Quaraí, com -1,6ºC, e Santa Maria, -0,2ºC.
Massa de ar frio vai perder força
Conforme a Epagri/Ciram, as madrugadas de sábado e domingo serão muito frias, com temperaturas entre 3°C e 8°C em boa parte do Estado de Santa Catarina, próximas de 1°C e 0°C no Planalto Sul, com formação de geada isolada. A partir de domingo a massa de ar frio perde força e as temperaturas sobem um pouco. No início da próxima semana, entre segunda e quarta-feira, ficam agradáveis durante a tarde.
Há previsão de chuva em SC entre os dias 25 e 27 devido a uma frente fria, e entre os dias 29 e 30 devido a áreas de baixa pressão que se intensificam entre o PR e SC. Nos outros dias, sol entre nuvens.
Temperaturas com pouca variação, as máximas não sobem muito e as mínimas não caem muito devido à nebulosidade e à chuva.