Ao todo, foram 22 equipes que apresentaram suas ideias para uma banca com nove jurados, na última sexta-feira (02/09), no Centro de Vivências do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans, no Inventec 2022. Destas, três ideias foram selecionadas e receberão treinamento, capacitações e equipamentos no valor aproximado de R$ 29 mil, em três anos para serem desenvolvidas.
A terceira edição do Inventec, evento voltado para inovação, selecionou três ideias de startups propostas pelos acadêmicos, nas áreas de turismo, agronegócio, tecnologia e inovação. Foram selecionados os acadêmicos do curso de Sistema de Informação, Eduardo Pedro Meneghel e Juan Redivo Nazário, com o projeto STELLEBRAS, voltado para a área do Turismo; Ewerton Machado Tavares, do curso de Medicina Veterinária, com o projeto Laboratório de Análise de Leite, para o Agronegócio; e do curso de Direito, Otávio de Souza Sampaio e Tatiana Negro Jeremias, com o projeto “Justiceiro: Advocacia, acessibilidade e tecnologia”, da área de Tecnologia.
Conforme o coordenador de Administração do Unibave, Rovânio Bussolo, agora os contemplados tem três anos para transformar a ideia inovadora em um novo negócio, por meio de capacitações e auxílio financeiro vindo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A organização do Inventec é dos cursos vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Engenharia e Tecnologia (Nutec) e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Administração e Ciências Contábeis (Nupac), juntamente com a Incubadora INVENTA.
Banca de jurados
1. Cristiano Zomer – Gestor de TI do FCO Group;
2. Emilson Alano de Carvalho – Gerência de Projetos LOGPRO;
3. Fernando Mendes – Diretor de Relações Públicas da Associação Comercial e Industrial de Orleans – ACIO;
4. Gabriel Bianco – Secretário do Desenvolvimento Econômico do município de Orleans – SC;
5. Geane Aparecida Crozeta – representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Orleans;
6. Jorge Luiz Koch (prefeito);
7. Rodrigo Batista Felisberto – Coordenador de TI e coordenador do programa ISO 27000 – Projedata Empresa de Software;
8. Ubirajara Francisco Machado Pickler – empresário do município de Orleans;
9. Valmir Cabral – representante do Centro Tecnológico de Criciúma.
Via: Unibave