Um simples copo de leite ou um pedaço de queijo pode fazer mal para quem tem intolerância à lactose. A pessoa sente náusea, gases, inchaço, diarreia e assadura na região anal. A doença ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque deixa de produzi-la ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino.
O QUE É?
Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase.
Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para sua melhor absorção.
CAUSAS
Pode ser de origem genética, quando o indivíduo já nasce sem capacidade de produzir a lactase.
Pode ocorrer devido à diarréia persistente, pois há uma redução das células da mucosa intestinal produtoras de lactase. O indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.
E o tipo mais comum da intolerância à lactose é por deficiência primaria, pois com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto abdominal.
TRATAMENTO
Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio da dieta. E com o auxilio da ingestão da enzima.
EVITAR
Leite de vaca, iogurte, queijo, leite condensado, doce de leite e bolacha.
PREFERIR
Leite de soja, leite modificado, iogurte de soja, iogurte sem lactose, queijo tofu, queijo sem lactose, leite condensado de soja, doce de leite de soja ou geléia de frutas e bolachas sem a lactose.
PREPARAÇÕES À BASE DE LEITE: Purê de batatas, pudim, bolos, molho branco e cremes Batata sautê, ou na preparação utilizar o leite de soja ou leite zero lactose
PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS QUE CONTENHAM LEITE: Sorvete, creme de leite, margarina, ovomaltine, bebidas de cacau, chocolate e requeijão. Leite de coco, cacau em pó, bebidas à base de soja.
Nos dias de hoje temos muitos produtos com os ingredientes modificados, para atender as necessidades de pessoas com esse tipo de intolerância.
OBS: Deve-se ressaltar que essas orientações dietéticas não substituem o acompanhamento de seu nutricionista.