A disponibilização do sinal é um projeto da Administração Municipal, nas últimas semanas o sinal estava sendo testado para verificar a eficácia da conexão. Desde a manhã dessa segunda está disponível para a população.
Uma parceria entre Administração Municipal, através da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Criciúma – Procon e a Câmara de Dirigentes Lojistas, trouxe uma novidade para quem passar pela área central da cidade. A partir desta segunda-feira (14), foi oficializada a disponibilização do sinal Wi-Fi gratuito. Esse é o segundo espaço público da cidade que recebe a tecnologia sem custo para a população.
Segundo o prefeito, Márcio Búrigo, o sinal liberado contempla as ações da municipalidade pela democratização do acesso à tecnologia. “Muitas pessoas se uniram para que o acesso à internet fosse possível nesse ponto da cidade, local tradicional de encontro de milhares de pessoas. Essas ações trazem benefícios, principalmente, para a comunidade. É uma alegria sem tamanho disponibilizar tecnologia para os criciumenses e seus visitantes, estamos em 2015 é importante acompanhar as mudanças e a evolução da tecnologia. O serviço gratuito está sendo disponibilizado para o bem e o conforto de nossas famílias, espero que todos façam bom uso dessa ferramenta. Os recursos pagos pelo cidadão nos impostos estão voltando em forma de benefícios para a população, essa é mais uma prova desse trabalho”, declara o gestor municipal. “O projeto não para. Nossa meta é ampliar o sinal da internet para outras regiões da cidade, nos próximos meses serão contemplados os bairros: Santa Luzia, Pinheirinho, Metropol, Rio Maina, Próspera e Quarta Linha”, completa o prefeito.
Para que o cidadão possa utilizar o serviço, o usuário terá que realizar um cadastro com CPF, número de telefone e senha. Cada pessoa poderá utilizar o serviço por aproximadamente 1h30mim diários, sendo que a cada 30 minutos haverá queda de sinal, fazendo com que seja necessário a reconexão por parte do usuário. A internet gratuita nas imediações da Praça Nereu Ramos atende a um pedido do Conselho Municipal de Cultura, feito no ano de 2012.
De acordo com o coordenador do Procon, Eduardo Manenti, quem estiver na Praça, poderá acessar a internet e compartilhar suas histórias e momentos. “A inclusão digital estimula a inclusão social, pois possibilita uma importante condição de igualdade, onde todos poderão ter acesso ao mesmo recurso e ao mesmo conteúdo de forma livre e gratuita. A ferramenta poderá ser utilizada para fins de trabalho, entretenimento, acesso à informação, instrução, interação assim como estimula a busca por conhecimento”, relata Manenti.
Colaboração: Milena dos Santos / Diretoria Executiva de Comunicação Prefeitura de Criciúma
[soliloquy id=”161763″]